Fiéis companheiras ao longo da primavera e do verão, as saladas são protagonistas na hora das refeições à medida que o tempo aquece. Escolhemos as mais originais para si.
16 de maio de 2019 às 11:29O calor da primavera antecipa o verão já a caminho, as roupas aligeiram-se e as refeições querem-se mais leves e frescas.
Para quem não prescinde de preparar o corpo para a estação que se avizinha, a palavra de ordem é: SALADAS!
No prato
Se, bem lá no fundo, ainda pensa que as saladas são algo insípidas e aborrecidas, prepare-se para mudar de opinião. Casar sabor, texturas e cor numa salada multicor e completa, ideal para partilhar com amigos numa tarde soalheira na varanda ou no jardim, é a fórmula secreta da salada de presunto com quinoa.
Num almoço rápido ou como entrada para o jantar, o segredo consiste em usar fruta ou legumes da época. Os sabores doces e salgados convivem em perfeita simbiose na salada de morangos com nozes e roquefort, que emana saúde, é facílima de fazer e deliciosa para comer.
Se prefere deixar a salada como acompanhamento do prato principal, a salada de pimentos italianos assados vai dar aquele toque de cor à mesa que nos faz comer com os olhos antes de lhe sentirmos o sabor.
Na taça
Nas receitas de saladas enquanto promotoras de saúde, a dieta mediterrânica também tem uma palavra a dizer. A taça de quinoa, legumes e queijo de cabra atabafado é um verdadeiro cocktail de nutrientes saudáveis, saborosos e nutritivos, para que nada lhe falte na hora da refeição.
Se é uma daquelas pessoas que gosta de pensar fora da caixa, vai adorar servir a salada de atum com grão e abacate na casca. Uma ideia prática que esbanja originalidade e não poupa no sabor, tão boa para degustar em casa como no trabalho ou na praia.
No frasco
Vamos animar a próxima segunda-feira sem cair em tentação? Não há neura que resista à salada de lentilhas, kale com ovo e bacon no frasco, ótima para começar a semana com o pé direito e a dieta aprumada. Ao ritmo da velha melodia "Peguei, trinquei e meti-te na cesta...", leve de casa o almoço servido no frasco e surpreenda todos os colegas de trabalho.
No copo
O segredo está na massa? Nada disso. Está no copo ou na garrafa! Sim, é possível beber saladas. E este bom hábito, de tão prático que é, pode tornar-se viciante. Experimente a salada verde em garrafa ou a salada aromática de cenoura, laranja e gengibre e beba saúde por uma palhinha. Nutritivas e dessedentantes, tenha-as prontas a saborear a qualquer altura do dia.
Centro de mesa de se comer
Depois do período de hibernação invernal, a primavera convida ao convívio com quem mais gostamos, à volta de mesas repletas de cor. No centro, a coroa de tomate alongado, minimozzarellas e manjericão fresco é a entrada perfeita para refeições partilhadas e momentos inesquecíveis.
Saladas à sua medida
Uma das grandes vantagens das refeições em salada é o facto de poderem ser alteradas e adaptadas aos gostos e preferências de cada um. Aqui ficam cinco dicas bem úteis para "inventar" as suas:
1.Tenha sempre fruta e vegetais no frigorífico.
2. Não receie misturar sabores, como o doce e o salgado. As compotas de fruta acompanham saladas com queijo na perfeição!
3. Aproveite sobras de cereais cozidos (arroz, massa, quinoa) ou de carne (assada, grelhada) e introduza-as nas saladas.
4. Tempere com azeite, especiarias ou ervas aromáticas e reduza no sal.
5. Brinque com as texturas, acrescentando frutos secos ou sementes como toppings.
O verão está à porta. Está na hora de pôr estas dicas e receitas em prática para chegar à praia com a sensação de dever (e prazer) cumprido.