Programa gratuito de literacia financeira já ajudou mais de 6 mil portugueses a gerir melhor o seu dinheiro
18 de junho de 2025 às 16:00É gratuito, acessível e pode mudar a forma como gere o seu dinheiro. O programa “Finanças para Todos” acaba de ser eleito como o melhor programa mundial de educação financeira para adultos, nos prémios Money Awareness and Inclusion Awards 2025.
Num país onde apenas quatro em cada 10 adultos sabem calcular juros ou avaliar corretamente riscos, a missão do “Finanças para Todos” é clara: ajudar os portugueses a fazer melhores escolhas financeiras. Foi com esse objetivo que nasceu, em 2022, este programa de formação gratuito, numa iniciativa da Nova School of Business & Economics (Nova SBE), com o apoio da Fidelidade e da CFA Society Portugal.
Desde o seu arranque, mais de 6 mil portugueses já passaram pelo programa. A formação inclui dez horas de aulas e divide-se em cinco sessões sobre temas essenciais e que já deviam ser ensinados nas escolas: orçamento familiar, poupança, crédito, investimento e segurança financeira. Há turmas presenciais (em Lisboa e Porto) e à distância. As inscrições abrem todos os anos entre abril e maio.
As universidades devem ajudar a resolver problemas reais da sociedade. A falta de educação financeira é uma das áreas em que podemos ter um impacto positivo.
Professor na Nova SBE
Em 2024/2025, o número de candidatos bateu recordes: 10 mil inscritos para 3 mil vagas. “O que nos mostra o quanto as pessoas querem e precisam deste tipo de conhecimento”, explica Miguel Ferreira, professor da Nova SBE e coordenador do programa. Para este responsável, esta iniciativa faz parte da missão da sua instituição: “As universidades devem ajudar a resolver problemas reais da sociedade. A falta de educação financeira é uma das áreas em que podemos ter um impacto positivo”, sublinha.
Sobre os formandos é interessante observar que dois terços dos participantes são mulheres. A média de idades ronda os 40 anos. E a maioria tem formação superior e rendimentos acima da média nacional. Mas isso não significa que não precisem de ajuda: “Pensámos que atrairíamos sobretudo pessoas com menos formação, mas quem mais nos procura são pessoas que já têm noção da importância de saber mais sobre este tema”, acrescenta o coordenador. Os resultados da formação têm estado a ser avaliados e a diferença é clara: quem conclui o programa poupa mais, controla melhor o orçamento e investe com mais confiança.
Queremos que as pessoas tenham ferramentas para tomar decisões financeiras mais informadas e prepararem melhor o seu futuro.
CEO da Fidelidade
Apesar do sucesso, os responsáveis admitem que é preciso fazer um esforço adicional para chegar a quem mais precisa. Por isso, em 2025 vai arrancar uma versão do programa destinada a imigrantes, com conteúdos sobre fiscalidade, integração e empreendedorismo. Em 2026, será lançada uma edição para trabalhadores de pequenas empresas, especialmente os com menos escolaridade ou rendimentos.
Desde o início, o programa conta com a presença da Fidelidade, que apoia o programa e garante a continuidade e gratuitidade: “A literacia financeira é uma prioridade estratégica para a Fidelidade. Queremos que as pessoas tenham as ferramentas necessárias para tomarem decisões informadas e prepararem melhor o seu futuro”, afirma Rogério Campos Henriques, CEO da seguradora.
Além das aulas, o programa também pode ser acompanhado através dos conteúdos "Minuto Finanças para Todos" e do site minutofinancasparatodos.cmjornal.pt, com o apoio da Medialivre, grupo do Correio da Manhã. São vídeos curtos, simples e eficazes, sobre temas do dia a dia: como evitar dívidas, entender os seguros ou poupar no supermercado.
O que precisa de saber
Onde se inscrever: www.financasparatodos.pt
Quando: todos os anos entre abril e maio
Para quem: adultos com mais de 18 anos
Formato: online ou presencial (Lisboa e Porto)
Custo: totalmente gratuito
2022
6.000
3.000