Se procura um destino onde a tranquilidade se cruza com a autenticidade, onde o tempo abranda para dar lugar à contemplação da paisagem e à vivência das tradições, então Marco de Canaveses é o seu próximo destino
23 de maio de 2025 às 11:10A 40 minutos do Porto, entre o verde das serras e o azul dos rios Douro e Tâmega, o concelho convida à descoberta dos trilhos pedestres com vistas deslumbrantes. Os 9 trilhos pedestres são, aliás, uma das formas mais autênticas de explorar o território. Ao percorrê-los, sente-se a proximidade com a natureza, que aliada à calma do ambiente rural, proporciona momentos únicos de serenidade e bem-estar.
Marco de Canaveses é também um lugar de cultura viva. A emblemática Igreja de Santa Maria, desenhada por Siza Vieira, é um marco incontornável da arquitetura contemporânea. Reconhecida internacionalmente, esta obra-prima arquitetónica destaca-se pela sua simplicidade, pelo uso magistral da luz natural e pelas linhas puras que conferem ao espaço uma espiritualidade serena e contemplativa. A igreja é um espaço de encontro entre arte e fé, e é visitada por milhares de apreciadores de arquitetura e curiosos de todo o mundo.
Ao lado da inovação, preserva-se com orgulho a memória coletiva de um território profundamente enraizado nas suas tradições. No Marco de Canaveses, os museus são guardiões dessa herança, oferecendo aos visitantes uma viagem no tempo e experiências autênticas através das artes, dos ofícios e das figuras marcantes da identidade local. O Museu Carmen Miranda é, sem dúvida, o mais emblemático. Dedicado à diva luso-brasileira nascida neste concelho, o museu celebra o legado artístico e cultural de Carmen Miranda com uma exposição que mistura trajes, objetos pessoais, fotografias e vídeos, revelando as várias facetas da artista que conquistou o mundo com o seu talento e carisma.
Mas há muito mais para ver e viver: monumentos, aldeias tradicionais, enoturismo de excelência e uma gastronomia que desperta memórias e sabores autênticos.
O Marco é hoje um concelho mais atrativo, mais dinâmico e culturalmente vivo. É com orgulho que abrimos as portas a quem nos visita e partilhamos o que temos de melhor.
Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses
Festival Raízes dá o arranque a uma agenda cultural imperdível
Começa hoje e termina a 25 de maio o Festival Raízes, que está de regresso com o que o Marco de Canaveses tem de mais genuíno: gastronomia, vinhos, artesanato, música popular e uma exposição das associações locais. O evento prepara-se, este ano, para receber milhares de visitantes. Entre showcookings, atuações folclóricas e concertos de nomes bem conhecidos, como Cláudia Martins & Minhotos Marotos e Zé Amaro, o ambiente promete ser de festa, sabor e tradição.
Logo a seguir, de 30 de maio a 1 de junho, o FLIM – Festival Literário do Marco convida à descoberta de autores e histórias, com a participação de nomes como Capicua, João Tordo ou Rita Redshoes.
E há muito mais pela frente: concertos e espetáculos ao ar livre com artistas nacionais e de acesso gratuito, festas populares e muito mais, numa agenda cultural para todas as idades e gostos.
Marco de Canaveses espera por si!
Seja para um fim de semana de descanso, uma escapadinha cultural ou umas férias em família, Marco de Canaveses tem tudo para surpreender. Entre natureza, gastronomia, arte e tradição, há sempre uma boa razão para visitar.
One Herman Show (10 de junho)
Jazz no Jardim (13 e 14 de junho)
Orquestra Jazz MatosinhosAndré RosinhaSupertronik BootlegTwo-Time Winners
Festas do Marco (16 a 20 de julho)
Barbara TinocoNemanusMarizaJoão Pedro PaisWet Bed GangTony Carreira
Festival da Juventude Montedeiras 2025 (8 e 9 de agosto)
Noite Verde (12 e 13 de setembro)