page view

Logo CStudio

Icone informativo

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Stone Soup Consulting reforça rigor e impacto social no Prémio AGIR da REN

A consultora Stone Soup, especializada em estratégia e avaliação de impacto, é responsável pela validação técnica das candidaturas à iniciativa de responsabilidade social da REN. A 12ª edição do Prémio AGIR, da REN, distinguiu três projetos de apoio aos cuidadores informais.

14 de fevereiro de 2026 às 09:00

Oapoio aos cuidadores informais foi a área que a 12ª edição do Prémio AGIR, da REN, enalteceu e distinguiu este ano. Garantir que os projetos apoiados respondem a necessidades reais, têm capacidade de execução e produzem impacto mensurável é hoje uma exigência central das políticas de responsabilidade social corporativa. No Prémio AGIR, iniciativa da REN – Redes Energéticas Nacionais, que apoia projetos com impacto social relevante em Portugal, essa garantia é dada pela Stone Soup Consulting.

A Stone Soup Consulting é uma consultora internacional especializada em estratégia, inovação social e avaliação de impacto, responsável pela validação técnica das candidaturas apresentadas.

Como explica Cláudia Pedra, managing partner da consultora, “a Stone Soup Consulting acompanha a REN desde a criação do Prémio AGIR da REN até hoje, criando os termos do Prémio – temas, regulamento, formulário, critérios de avaliação – e depois como parceiro de apoio à seleção de projetos a nível anual e avaliação de impacto social dos premiados”.

Em termos práticos, a Stone Soup investiga potenciais temas prementes para cada ano, apresenta-os para decisão do Conselho de Administração, sendo que depois de aprovados ajusta o regulamento e o formulário. A REN lançou a primeira edição dos prémios em 2014, dedicada ao tema da criação de emprego como resposta a desafios sociais no país.

“A equipa avalia as candidaturas ao prémio do ano, cria uma shortlist de projetos de acordo com os critérios de avaliação e em conjunto com a REN decide sobre as organizações finalistas, que são depois visitadas tecnicamente”, referiu Cláudia Pedra. Depois disso é elaborado um relatório de visita técnica que é enviado ao Conselho de Administração e toma decisão sobre os premiados. “Os três premiados são avaliados ao longo de um ano pela equipa da Stone Soup, que os acompanha e produz no fim um relatório de impacto social que demonstra que impacto positivo que os projetos tiveram sobre os beneficiários e as suas comunidades”, salienta a managing partner da consultora.

Os três premiados são avaliados ao longo de um ano pela equipa da Stone Soup, que os acompanha e produz no fim um relatório de impacto social
Cláudia Pereira

managing partner da Stone Soup Consulting

Consultora de âmbito internacional

Num contexto em que o investimento social das empresas é cada vez mais escrutinado, a credibilidade dos processos de seleção e acompanhamento dos projetos torna-se determinante. É neste enquadramento que a Stone Soup Consulting assume um papel central. Fundada em 2008, a Stone Soup Consulting é uma consultora com atuação internacional, organizada como uma rede de especialistas que trabalham áreas como estratégia organizacional, sustentabilidade, inovação social e avaliação de impacto. Certificada como B Corporation, a empresa assume um compromisso formal com elevados padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade.

O papel da Stone Soup Consulting na validação das candidaturas aos prémios AGIR, da REN, está alinhado com a experiência da consultora na avaliação de iniciativas de impacto social e na construção de modelos orientados para resultados.

A ligação entre a Stone Soup Consulting e o Prémio AGIR, da REN, reflete também uma convergência de valores. Ambas as entidades partilham a visão de que o impacto social deve ser intencional, estruturado e mensurável, integrando aprendizagem contínua e melhoria ao longo do tempo. Ao introduzir rigor metodológico no processo de seleção, a consultora contribui para fortalecer a eficácia global da iniciativa.

o longo das várias edições do Prémio AGIR, que tem vindo a adaptar os seus temas a desafios sociais emergentes, esta parceria técnica tem permitido consolidar práticas de investimento social informado, alinhadas com tendências internacionais de avaliação de impacto e de responsabilidade corporativa.

Os três premiados da 12ª edição: 1.º PRÉMIO: Projeto: SMAC – Serviço Móvel de Apoio ao Cuidador Entidade: Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses Montante: 30.000 euros 2.º PRÉMIO: Projeto: Entre Laços – Cuidar com Saber Entidade: Instituto das Irmãs Hospitalares do Sagrado Coração de Jesus (Braga) Montante: 15.000 euros 3.º PRÉMIO: Entidade: LongeVidade – Cooperativa de Solidariedade Social (Porto e Gondomar) Montante: 5.000 euros

O papel da Stone Soup Consulting no Prémio AGIR, da REN: Validação técnica das candidaturas; Análise de coerência, viabilidade e impacto social dos projetos; Reforço do rigor e da credibilidade do processo de seleção

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8