Abre esta terça-feira ao público a Feira de Março, em Aveiro, a maior mostra económica da Região Centro e um dos maiores parques de diversão do País. Mais de 200 empresas e 29 associações do município. O evento dura 34 dias, até 27 de abril, no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro
25 de março de 2025 às 09:30É uma das mais antigas feiras do País, com mais de cinco séculos de existência – já são 589 edições – e a deste ano tem um dos melhores programas de sempre com a presença de 210 empresas e 29 associações do município.
A partir desta terça-feira, a Feira de Março, em Aveiro, abre ao público com os tradicionais setores de exposição, comercial e de diversão num espaço gigantesco de 48.000 metros quadrados (38.000 ao ar livre e 10.000 em espaço interior).
O programa de concertos está reforçado em relação à edição anterior, ao nível de um festival de música pela riqueza e diversidade: durante 34 dias, até dia 27 de abril, vai poder assistir a 11 grandes concertos, de Bárbara Tinoco, a abrir, a Richie Campbell, a fechar.
No setor de exposição participam 100 empresas, divididas por áreas tão diversas como informática, automóvel, cosmética, mobiliário, imobiliário, eventos, construção civil, fotografia, produtos ortopédicos, energias renováveis, climatização, decoração, automatismo ou combustíveis.
O setor comercial (na zona exterior) apresenta 60 empresas/expositores das áreas de restauração, charcutaria, doçaria, farturas, loiças tradicionais, pronto a vestir, artesanato, entre outros. Por sua vez, o setor de diversão, um dos maiores parques de diversão do País, apresenta 50 divertimentos, num total de 210 empresas presentes.
Fizemos a aposta de receber e somar muito mais valor, mais notoriedade, uma imagem de marca de Aveiro com muita qualidade, muito superior ao que sucedia em 2013
Presidente da Câmara de Aveiro
Para o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, a palavra que se impõe é crescimento. "Rentabilizámos o potencial do evento, que fizemos crescer em todas as suas dimensões. Com pena do impacto da pandemia mas recuperou rapidamente. Ficámos felizes, subimos a cada ano um degrau. Este ano vamos subir ainda mais. Fizemos a aposta de receber e somar muito mais valor, mais notoriedade, uma imagem de marca de Aveiro com muita qualidade, muito superior ao que sucedia em 2013".
Vinte e nove associações presentes
A presença das associações volta a ser acarinhada nesta edição. Quase três dezenas de associações do município de Aveiro vão estar presentes no certame. Em destaque vão estar os ovos-moles, com a presença da APOMA – Associação de Produtores dos Ovos Moles de Aveiro.
Domingos gratuitos
A entrada no recinto da Feira de Março é gratuita aos domingos. Esta medida revelou-se um dos sucessos das últimas edições, transformando este dia num verdadeiro encontro de famílias e amigos. A entrada é paga às sextas-feiras, sábados e na Segunda-feira de Páscoa e o valor do bilhete oscila entre os €3 e os €6. As crianças até aos 10 anos, inclusive, não pagam bilhete.
Informação nas redes
A edição de 2025 aposta numa divulgação massiva através do site oficial da Feira de Março (www.feirademarço.pt), bem como da página de Facebook (https://www.facebook.com/ FeiradeMarcoOFICIAL) e do Instagram (@FeiradeMarcoOFICIAL), em que será possível acompanhar todas as notícias do evento e onde estarão representados todos os parceiros, expositores e programa geral desta edição.
Logo no primeiro fim de semana a seguir à abertura da feira, pode assistir aos concertos de Soraia Ramos (sexta-feira, 28 de março); D.A.M.A. (sábado, 29 de março). Seguem-se Bárbara Tinoco (4 de abril, sexta-feira); Diogo Piçarra (5 de abril, sábado); Piruka (11 de abril, sexta-feira); Nena (12 de abril, sábado); Miguel Araújo (18 de abril, sexta-feira); Teto (19 de abril, sábado); Arraial Popular (21 de abril, segunda-feira); Plutónio (25 de abril, sexta-feira); Richie Campbell (26 de abril, sábado). São os 11 grandes concertos da edição deste ano, mais do que na edição anterior. Os espetáculos vão realizar-se na Tenda da Música e terão início às 22h00, com exceção feita ao Arraial Popular na Segunda-feira de Páscoa, que tem o seu início marcado para as 15h00.