page view

Logo CStudio

Icone informativo

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Lançamento do Prémio Intermarché em Santarém

A Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, acolheu o anúncio do Prémio Intermarché Produção Nacional, que, a celebrar a 10.ª edição neste ano, é dirigido em particular aos 560 produtores com os quais a cadeia de distribuição tem desenvolvido parcerias. Esta nova edição inova com três categorias recompensadas com 25 mil euros cada

26 de junho de 2025 às 18:08

No espaço da Feira Nacional de Agricultura dedicado ao Intermarché, no qual foram desenvolvidas várias atividades durante a semana de 7 a 15 de junho, a presidente do Conselho de Administração, Anne Saintemarie, apresentou a 10ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional e destacou a valorização do setor primário como um dos pilares da estratégia da marca nos últimos 26 anos. A partir da criação do Programa Origens, em 1999, ao qual se seguiu o estabelecimento deste prémio, em 2014, ambos inovadores nos seus propósitos. A edição deste ano do galardão representa um novo passo na aposta na autenticidade da oferta alimentar ao apresentar-se com um formato renovado, que procura cimentar a relação com os 560 parceiros já existentes (370 referências), incentivando-os à modernização.

Ao invés do passado, o ciclo do Prémio Intermarché Produção Nacional iniciou-se nesta edição da feira e completa-se na próxima, em junho de 2026, na qual serão anunciados os vencedores das três categorias. Os eixos do passado de produção primária, produtos transformados e inovação deram lugar a novas divisões direcionadas para Futuro (sustentabilidade e ambiente social), Reaproveitamento (combate ao desperdício) e Portugal (produtos 100 por cento portugueses). O Intermarché continua a reconhecer a “importância da produção nacional para a economia, a cultura e a identidade do País”, segundo Saintemarie, enaltecendo “uma nova geração de produtores, que se destacam pelo contributo para um futuro mais responsável, sustentável e ancorado nos valores da terra”.

É um prémio para a produção que procura dar mais valor ao consumidor
Pedro Gandum

Diretor de Marketing do Intermarché


Prémios reforçados

O atual Prémio Intermarché Produção Nacional procura ainda romper com um passado “muito direcionado para a indústria”, conforme explicou o diretor de Marketing da marca, Pedro Gandum. “O novo formato contempla apenas três categorias abrangentes focadas no essencial que queremos promover: não só a sustentabilidade ambiental, mas também a social, a economia circular e a portugalidade. É um prémio para a produção que procura dar mais valor ao consumidor. Ao final do dia, todos os dias, várias vezes ao dia, o consumidor é sempre o nosso objetivo e será chamado a participar na atribuição do prémio, através de várias iniciativas”, reforçou o responsável.

Embora o Prémio Intermarché Produção Nacional seja direcionado ao setor primário em geral, apresenta-se agora como um incentivo à progressão dos atuais parceiros, reconhecendo-lhes maior liberdade no desenvolvimento dos projetos, que serão distinguidos com 25 mil euros por divisão, um montante mais elevado em comparação com edições anteriores. “Queremos fazê-los crescer, incentivá-los a envolver-se com os propósitos do Intermarché, que refletem as preocupações dos consumidores”, justificou a porta-voz da distinção e responsável pelo Programa Origens, Sofia Hartley.

Os candidatos aos prémios terão de aguardar pela Feira AgroGlobal, em setembro, para efetuarem as inscrições. A apresentação do júri, das grelhas de avaliação, a seleção das candidaturas e a promoção dos pré-finalistas será feita até maio de 2026. A cerimónia de entrega dos prémios acontecerá na próxima Feira Nacional de Agricultura, na qual também se iniciará o ciclo anual de 2027.

Queremos fazê-los crescer, incentivá-los a envolver-se com os propósitos do Intermarché, que reflete as preocupações dos consumidores
Sofia Hartley

Porta-voz da distinção e responsável pelo Programa Origens

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8