Assinala-se hoje o Dia Mundial da Refrigeração. Peritos do setor falam da data, descrevem o presente e apontam ao futuro.
26 de junho de 2023 às 11:08A APIRAC, como habitualmente, junta-se a associações e empresas em todo o mundo para apoiar a iniciativa do Dia Mundial da Refrigeração, que se assinala a 26 de junho de cada ano. "Fá-lo por tudo aquilo que o setor representa para o bem comum, nas suas diversas vertentes: Refrigeração, Ar Condicionado e Bombas de Calor", começa por explicar Nuno Roque, secretário-geral da APIRAC.
Intitulada "Next Generation Cooling", o lema do WRD 23 centra-se no futuro da tecnologia de Refrigeração, na indústria, nas pessoas que nela trabalham e naqueles que beneficiam da Refrigeração. "Olhar para o futuro com o objetivo de sensibilizar para a forma como a indústria de Refrigeração moderna se está a adaptar e a evoluir para responder aos desafios e oportunidades que o setor enfrenta, proporcionando a crescente procura de soluções de Refrigeração e aquecimento com baixas emissões de carbono num clima de aquecimento", recorda Nuno Roque.
"O futuro está nas nossas mãos" pretende assinalar como o nosso bem-estar depende de "uma refrigeração e aquecimento sustentável, e de como as escolhas tecnológicas de uma indústria em evolução podem salvaguardar o bem-estar das gerações futuras". "Constitui uma oportunidade para mostrar ao mundo o setor com a visão de futuro que somos e os passos que estamos a dar para enfrentar os desafios de fornecer soluções com baixas emissões de carbono", afirma o responsável da APIRAC.
Celebrar a Refrigeração
Adeodato Clemente acrescenta que o desenvolvimento sustentável, ao requerer a intensificação do uso da Refrigeração, cujas soluções típicas são consumidores intensivos de energia, confronta-se atualmente com a "necessidade da descarbonização das economias, ainda muito dependentes dos combustíveis fósseis, impondo aos que concebem, produzem e comercializam soluções de refrigeração que estas sejam mais otimizadas, nomeadamente com utilização de novos fluidos frigorígenos e de sistemas de controlo mais inteligentes".
Uma reflexão na linha do tempo
O futuro é promissor
Ajudar o mundo a construir um futuro melhor
A evolução da Refrigeração configura dimensões ambiciosas para a Europa
Futuro mais sustentável
Soluções alternativas, seguras e energeticamente eficientes
Para o engenheiro, a evolução tecnológica dos últimos anos nos sistemas de arrefecimento por CO2, liderada por países e empresas europeias, mostra que "este é o caminho a seguir para tornar a próxima geração de sistemas de arrefecimento ainda mais amigos para o ambiente, com ganhos energéticos resultantes de ganhos na eficiência e nos quais possamos confiar por serem seguros apesar de todos os desafios envolvidos.
Os setores de refrigeração e AVAC desafiam o futuro
Segundo António Granjeia, face às mudanças, impõem-se novas aplicações como "o desenvolvimento de novas soluções com regimes diferentes de funcionamento, parametrização rigorosa e controlo apertado, câmaras climáticas de teste ou choques térmicos para a indústria automóvel, arrefecimento de hidrogénio para estações de serviço, câmaras climáticas para a indústria agroalimentar ou ‘vertical farming’, ou mesmo para certificação de consumos energéticos em equipamentos frigoríficos e AVAC, entre outras".
A APIRAC é uma associação patronal que congrega verticalmente toda a cadeia de negócio da Refrigeração e Climatização em Portugal. Conta com 530 empresas associadas, representando 2.500 milhões de euros de atividade setorial, 1% do PIB nacional, 3% da exportação de máquinas e 25.000 postos de trabalho diretos. Milhares de agentes de mercado orientados para a diminuição dos consumos energéticos, melhorando rendimentos, com responsabilidade ambiental e consagrando a satisfação no cliente final.