page view

"Sou o monstro que vos vai perseguir, corruptos e ladrões": André Ventura reage a vídeo de Isaltino Morais

Autarca de Oeiras publicou um vídeo onde chama André Ventura de "monstrinho" e "pequeno ditador".

20 de setembro de 2025 às 17:04

André Ventura reagiu este sábado ao vídeo de Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, onde diz que o líder do Chega, e atual candidato à Presidência da República, é um "pequeno ditador", um "monstrinho que representa o pior do sistema", um "mentiroso e cobarde que enfrenta o povo rodeado de seguranças", entre outras coisas.

Numa publicação no X, André Ventura reagiu a dizer que é "o monstro que vos vai perseguir a todos, corruptos e ladrões, até devolverem aos portugueses tudo o que lhes roubaram!".

Isaltino Morais foi condenado em 2009 a sete anos de prisão por fraude fiscal, branqueamento de capitais, abuso de poder e corrupção passiva, sendo obrigado a pagar uma indemnização ao Estado de cerca de 460 mil euros e à perda do mandato autárquico.

Em causa estava o depósito de mais de milhão de euros em contas suíças entre 1993 e 2002, que não foram declaradas ao fisco.

Contudo, em 2010 o Tribunal de Relação decidiu reduzir a pena e a indemnização, invalidando as condenações de corrupção passiva e abuso de poder, anulando assim a sua perda de mandato.

Assim sendo, o atual presidente da Câmara de Oeiras foi condenado por fraude fiscal e branqueamento de capitais, mas não de corrupção e abuso de poder. Apesar de tudo isto voltou a ser eleito em 2017 e reeleito em 2021. 

No vídeo publicado por Isaltino Morais na sua conta de Instagram e Tiktok, o autarca refere que André Ventura "foi inventado no PSD pelo famoso grupo do Tutti Frutti", aludindo ao caso de corrupção com o mesmo nome onde mais de 60 deputados do PS e PSD terão participado em esquemas de trocas de favores em troca da atribuição de contratos públicos, negociações de lugares em listas eleitorais e inscrições-fantasmas nos partidos.

O líder do Chega chegou a ser mencionado em escutas e foi alvo de buscas, mas não foi acusado.

No vídeo, o autarca refere as suas dúvidas sobre a origem dos donativos do Chega. "O Chega não mostra as suas contas, ninguém sabe de onde vem o dinheiro", disse, "as autoridades judiciais têm de investigar André Ventura". 

Em causa está uma peça do programa Exclusivo TVI de março de 2024 que desvenda que o Chega terá violado a lei dos donativos e recebido "eventuais financiamentos proibidos" nas contas de 2019. O partido terá deixado ainda de entregar as listas de donativos nos anos de 2021 e 2022.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8