Pequenas e médias empresas portuguesas distinguidas com Prémio Europeu de Sustentabilidade SME EnterPRIZE testemunham que a aposta na sustentabilidade é hoje um fator de competitividade, resiliência e crescimento.
14 de novembro de 2025 às 14:22A transição das pequenas e médias empresas para a sustentabilidade está a consolidar-se como uma vaga de fundo na economia europeia. Segundo um estudo promovido pelo Grupo Generali, baseado num inquérito a 1.260 PME europeias, 44% já adotaram ou estão prestes a adotar estratégias nesta área.
Em resultado desta aposta, e para além dos ganhos ambientais e sociais, as empresas mais sustentáveis reportam melhorias no negócio e nas condições de crédito e seguros, sinal de que o mercado começa a reconhecer o valor económico da sustentabilidade. Em Portugal, 51% das PME já priorizam a sustentabilidade e 88% reconhecem os seus benefícios ambientais e sociais concretos, bem como ganhos de eficiência, melhor gestão de risco e reforço da reputação junto de clientes e investidores.
Neste contexto, os testemunhos das PME distinguidas com o Prémio SME EnterPRIZE mostram que o investimento pode traduzir-se em progresso real e mensurável nos seus negócios. Quando a Promecel recebeu uma menção honrosa em 2022, a sustentabilidade ainda era vista pelas PME como um custo difícil de justificar. Mas para a empresa do setor metalomecânico, a aposta na sustentabilidade de uma nova unidade fabril significou um virar de página. Eliana Lopes, diretora de Qualidade e Ambiente da Promecel conta que “a construção da nova fábrica em Adaúfe representou um marco importante no crescimento da empresa e permitiu integrar a sustentabilidade na estratégia de negócio”. Segundo a responsável “foi um projeto exigente, mas que mostrou que é possível fazer diferente, mesmo numa PME do setor metalomecânico”, diz.
Os benefícios desta aposta são claros para a Promecel: “Conseguimos crescer e, ao mesmo tempo, reduzir o nosso impacto ambiental. Apostámos em soluções de eficiência energética, melhor gestão dos recursos e condições de trabalho mais confortáveis para a nossa equipa.” Segundo Eliana Lopes, também sentiram que “a imagem da empresa saiu reforçada”. “Os nossos clientes e parceiros reconhecem o esforço e valorizam este compromisso com a sustentabilidade”, conta. Além disso, “há um orgulho coletivo muito grande em fazer parte de uma empresa que está a construir um futuro mais responsável e inovador”, afirma.
Sustentabilidade como marca
No setor do turismo, a NEYA Hotels, distinguida em 2023, fez da sustentabilidade o principal pilar da diferenciação e posicionamento competitivo das suas unidades em Lisboa e no Porto. “Ser sustentável garante resultados positivos a todos os níveis, quer na redução dos impactos ambientais da atividade e num posicionamento positivo face a sociedade, quer em termos de redução de custos e captação de negócio”, afirma Pedro Teixeira, o diretor de Qualidade, Ambiente e Segurança. Para este responsável, os benefícios desta aposta verificam-se em todas as áreas da empresa e do negócio. Ou seja: “Para além do resultado óbvio para o ambiente e sociedade, os benefícios verificam-se ao nível da competitividade, redução dos custos operacionais, conformidade com a legislação, gestão e planeamento estratégico.” Pedro Teixeira identifica ainda como benefícios “a diminuição das reclamações, a fidelização dos clientes e a melhoria da reputação”. “O caminho da sustentabilidade é fundamental para a organização e resultados da empresa, não esquecendo o envolvimento dos colaboradores”, conclui.
Sustentabilidade como negócio
Na ALGAplus, vencedora em 2022, a sustentabilidade está no centro da criação de valor da empresa que se dedica a produção biológica integrada de algas para alimentação, indústria farmacêutica, entre outros. “O prémio SME EnterPRIZE foi um reconhecimento importante do trabalho que temos vindo a desenvolver integrando práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção de algas”, afirma Margarida Martins, innovation coordinator da empresa. “Este reconhecimento reforçou o nosso compromisso com a economia azul e com a criação de valor a partir de algas e produtos à base de algas, de forma responsável”, afirma. Com esta aposta, a organização ganhou “visibilidade e uma equipa mais motivada e alinhada com valores ambientais”. Além disso, abriram-se portas para novas colaborações e parcerias que reconhecem o valor da sustentabilidade.
Histórias inspiradoras
As histórias da Promecel, da NEYA Hotels e da ALGAplus mostram que a sustentabilidade não é apenas uma exigência ética, mas um verdadeiro motor de inovação e competitividade. A transição verde das PME portuguesas tem vindo a revelar que investir em eficiência, circularidade e responsabilidade social gera resultados concretos — económicos, ambientais e humanos. À medida que mais empresas reconhecem o valor desta transformação, a sustentabilidade afirma-se como uma nova norma para a gestão e crescimento dos negócios.