Iniciativa, que está na sua 4.ª edição, distingue as pequenas e médias empresas em Portugal que têm as práticas mais sustentáveis.
18 de dezembro de 2025 às 11:25Num mundo marcado por desafios ambientais e sociais sem precedentes, a sustentabilidade deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade estratégica. Para a Generali Tranquilidade, este é um compromisso assumido com convicção: integrar práticas sustentáveis em todas as dimensões do negócio, promovendo impacto positivo nas pessoas e no planeta. Em Portugal, o SME EnterPRIZE – Prémio Europeu para PME é uma das iniciativas do grupo Generali que reforça este propósito, através do reconhecimento e apoio às pequenas e médias empresas na sua jornada para um futuro mais verde e resiliente. Esta abordagem reflete a convicção de que a sustentabilidade é um fator de competitividade e de criação de valor para clientes, parceiros e sociedade.
A importância da sustentabilidade para a Generali Tranquilidade
“A sustentabilidade é um dos pilares centrais da nossa estratégia, alinhada com a visão global do Grupo Generali, mas aplicada com foco no mercado português. Este posicionamento reflete-se no nosso papel como seguradora responsável, investidora responsável e cidadã corporativa responsável. Não se trata apenas de cumprir metas, mas também de transformar a forma como operamos e como apoiamos os nossos clientes”, afirma Ana Rita Loução, chief people & sustainability officer da Generali Tranquilidade.
Neste contexto, a Generali Tranquilidade define prioridades claras:
Alterações climáticas – mitigação e adaptação aos impactos ambientais.
Alterações demográficas – resposta às necessidades de populações vulneráveis.
Transformação da força de trabalho – promoção de inclusão e competências para o futuro.
“Com metas ambiciosas, comprometemo-nos a reduzir 55% das emissões totais até 2030 e alcançar neutralidade carbónica até 2035 nas nossas operações. Já utilizamos 100% de eletricidade renovável na sede em Lisboa e promovemos a digitalização para reduzir consumo de papel e energia. Paralelamente, incentivamos práticas de mobilidade sustentável e desenvolvemos programas internos para aumentar a literacia ambiental entre os colaboradores”, acrescenta Ana Rita Loução.
Em Portugal, a Generali Tranquilidade tem vindo a implementar medidas concretas para reduzir a sua pegada ambiental:
Digitalização de processos para maior eficiência e menor impacto, incluindo assinatura eletrónica e gestão digital de sinistros;
Eletrificação da frota e promoção do teletrabalho para diminuir deslocações, reduzindo emissões e custos;
Envolvimento dos colaboradores em ações ambientais e sociais, como reflorestação, recolha de resíduos e voluntariado através do movimento global The Human Safety Net.
Além das operações internas, é-nos explicado que a Generali Tranquilidade incentiva parceiros e fornecedores a seguir o mesmo caminho através de critérios ESG e cláusulas contratuais, promovendo práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor. Esta abordagem garante que o impacto positivo se estende para além da organização.
Com metas ambiciosas, comprometemo-nos a reduzir 55% das emissões totais até 2030 e alcançar neutralidade carbónica até 2035 nas nossas operações
Chief people & sustainability officer da Generali Tranquilidade
Produtos e soluções para um futuro sustentável
A Generali Tranquilidade possui um portefólio com soluções para apoiar os clientes na transição verde:
Seguros para veículos elétricos e híbridos, com coberturas específicas, incluindo assistência por falta de autonomia e proteção de baterias;
Proteção para energias renováveis, como painéis solares e sistemas fotovoltaicos, com cobertura para danos e interrupção de produção;
Coberturas reforçadas para fenómenos naturais em seguros habitacionais, refletindo a maior exposição a riscos climáticos;
Produtos financeiros verdes, como o Tranquilidade Investimento Verde, que permite investir em fundos com critérios ESG.
Estas soluções refletem a aposta na inovação ambiental como vantagem competitiva, antecipando riscos regulatórios e respondendo às novas exigências dos clientes. Os produtos sustentáveis são também uma forma de incentivar escolhas responsáveis.
Este posicionamento reflete-se no nosso papel como seguradora responsável, investidora responsável e cidadã corporativa responsável
Chief people & sustainability officer da Generali Tranquilidade
SME EnterPRIZE: um catalisador para a sustentabilidade nas PME
O SME EnterPRIZE é uma iniciativa europeia do Grupo Generali que, em Portugal, ganha especial relevância através da Generali Tranquilidade. Este projeto distingue e apoia pequenas e médias empresas com modelos de negócio sustentáveis e práticas inovadoras. O objetivo é:
Reconhecer e dar visibilidade a empresas que lideram a transição verde;
Promover boas práticas e incentivar a adoção de critérios ESG no tecido empresarial;
Contribuir para reduzir o protection gap, sensibilizando as PME para a importância do seguro como instrumento de resiliência face a riscos climáticos.
Num país onde apenas 5% a 20% dos bens físicos estão cobertos contra eventos ambientais, esta iniciativa assume uma relevância estratégica para aumentar a proteção e a literacia de risco entre as empresas. “Ao apoiar as PME, a Generali Tranquilidade reforça o seu papel como parceira ativa na construção de um tecido empresarial mais sustentável”, sublinha Ana Rita Loução. Exemplos de empresas distinguidas incluem projetos ligados à economia circular, energias renováveis e soluções tecnológicas para reduzir desperdícios, mostrando que a inovação e a responsabilidade podem andar de mãos dadas.
Para a Generali Tranquilidade, a sustentabilidade é mais do que uma responsabilidade: é uma oportunidade para gerar impacto positivo. Com metas claras, produtos inovadores e iniciativas como o SME EnterPRIZE, reforçam o papel de parceiros de confiança na construção de um futuro mais verde, resiliente e inclusivo. Porque o momento de agir é aqui e agora.
Ao apoiar as PME, reforçamos o papel da Generali Tranquilidade como parceira ativa na construção de um tecido empresarial mais sustentável
Chief people & sustainability officer da Generali Tranquilidade