Britânicos irritados com sátira de Herman a David Attenborough
Comediante fez sketch humorístico com naturalista, mas o Reino Unido não gostou.
Herman José protagonizou esta terça-feira, nos intervalos da primeira semi-final da Eurovisão, um sketch em que satiriza o naturalista sir David Attenborough. A personagem inspirada no britânico não é novidade para os portugueses, mas ganhou nova dimensão ao ser mostrada aos 44 países que estiveram a assistir ao espetáculo.
Em "Planet Portugal" (uma paródia de "Planet Earth"), Herman José faz de Portugal objeto de um documentário, com muito humor à mistura. Para satirizar o país, usa uma personagem inspirada num dos grandes nomes de programas sobre história natural no Reino Unido nos últimos 57 anos. Attenborough é considerado uma "lenda" para os britânicos e "intocável", razão pela qual muitas foram as vozes que consideraram o sketch "ofensivo".
As reações não tardaram e os fãs inundaram as redes sociais com críticas ao humorista.
O jornal britânico Daily Express escreveu que David Attenborough foi "ridicularizado" e que os fãs estão "chocados". Já o Telegraph escreve que "ninguém goza com David Attenborough sem consequências", especialmente no dia em que este fazia 92 anos.
"Portugal está a gozar com o David Attenborough? No dia do seu aniversário? Audácia absoluta", escreveu um fã no Twitter.
Herman José já reagiu às duras críticas dos britânicos: "A única coisa pior do que ser falado é não ser falado", disse o humorista.
As reações no Twitter:
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt