Milhares de agentes garantem a segurança durante o festival.
1 / 5
Os milhares de agentes do Comando Metropolitano de Lisboa e da Unidade Especial de Polícia, que desde dia 6 asseguram a segurança em torno da 63ª edição do Festival Eurovisão, tiveram esta terça-feira a sua primeira prova de fogo com a realização da primeira semifinal do concurso que conta com a participação de 42 países e que é transmitido em direto para 44.
Mais de onze mil pessoas estiveram no Altice Arena, em Lisboa, para assistir à cerimónia, que correu sem incidentes de maior. "O balanço é positivo. A PSP está preparada para este tipo de eventos", disse ao CM o intendente Hugo Palma, recordando que a operação de segurança está a ser encarada como se fosse a visita do Papa ou o Europeu de futebol.
Com 17 câmaras de videovigilância instaladas no perímetro do Altice Arena, as equipas de segurança vão manter o aparato até sábado, altura em que se realiza a grande final. Até lá, milhares de fãs, oriundos de todo o Mundo, vão passar pelo local onde se concentra a festa da música.
"Faço anos hoje e, por isso, eu e as minhas amigas decidimos aproveitar. Quando éramos pequenas a Irlanda ganhava sempre a Eurovisão e isso fez com que ficássemos fãs. Seguimos o evento desde sempre!", explicou ao CM Fiona Mullin, irlandesa de 30 anos que acompanhou a comitiva do seu país, representado por Ryan O’Shaughnessy, até Portugal. O mesmo aconteceu com David, 23 anos, que veio das Canárias.
"Sou fã da Eurovisão. Desta vez tive oportunidade de vir assistir e não podia falhar", revelou o jovem, que se fez acompanhar por um amigo de Nova Iorque. "Combinámos vir juntos porque adoramos a Eurovisão desde que temos memória. É um espetáculo que une pessoas de todo o Mundo", acrescentou.
Por toda a cidade de Lisboa, principalmente da zona ribeirinha, multiplicam-se os eventos paralelos ao festival. A praça do Comércio transformou-se no ponto de encontro para a festa de todos aqueles que, não tendo bilhete para assistir aos espetáculos ao vivo, queiram participar na celebração. É lá que está montada a Eurovision Village, pela qual passam todas as delegações e onde podem ser vistas as atuações através de ecrãs gigantes.
Anfitriãs arrasam na primeira prova
Foi com um smoking preto com lantejoulas que Daniela Ruah se estreou na apresentação do Festival Eurovisão da Canção. A atriz subiu esta terça-feira ao palco do Altice Arena, Lisboa, ao lado de Sílvia Alberto, Catarina Furtado e Filomena Cautela, que apostaram num visual mais convencional, em tons de vermelho, azul e preto.
Ao contrário da cerimónia de abertura do evento, que decorreu no passado domingo, desta vez todas as anfitriãs apostaram em criadores nacionais. Daniela Ruah vestiu uma criação de Carlos Gil, Sílvia Alberto elegeu um vestido da dupla Storytailors, Catarina Furtado manteve-se fiel a Nuno Baltazar e Filomena Cautela optou por uma criação da dupla Alves/Gonçalves.
O espetáculo contou com 19 atuações, 10 das quais passaram à final do próximo domingo. Portugal, Espanha e Reino Unido também atuaram mas a sua presença na final já estava garantida.
Representante russa encontra Salvador Sobral
Julia Samoylova, da Rússia, encontrou-se em Lisboa com Salvador Sobral. "É um rapaz maravilhoso, muito inteligente", escreveu a cantora, de 29 anos, que sofre de atrofia muscular espinhal, nas redes sociais.
Em 2017, não participou no Eurofestival por ter sido impedida de entrar na Ucrânia.
Chipre é novo favorito à vitória
O Chipre tornou-se esta terça-feira no favorito da Eurovisão. Eleni Foureira, com ‘Fuego’, ultrapassou a israelita Netta Barzilai (‘Toy’) que liderava há várias semanas as casas de apostas. Portugal está em 24.º.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.