Judi Dench diz que o seu estado de saúde está a deteriorar-se: “Já não consigo ver”
A atriz de 90 anos explicou o impacto da degeneração macular, que a fez perder a visão central.
Aos 90 anos, a consagrada atriz britânica Judi Dench revelou à imprensa que a sua visão deteriorou-se de tal forma que “já não consegue ver”, o que têm um enorme impacto na sua qualidade de vida.
Num recente entrevista para a televisão, ao lado do amigo e colega de profissão Ian McKellen (o Gandalf de 'O Senhor dos Anéis'), Dench confidenciou que a sua batalha com degeneração macular relacionada à idade (DMRI), diagnosticada em 2012, passou a impedir atividades tão triviais como ler, ver televisão ou reconhecer rostos de pessoas — mesmo dos amigos próximos. “Não consigo ver televisão, não consigo ler”, afirmou.
A perda de visão transformou a rotina de Dench: tornou-se impossível sair sozinha, pois há o risco de tropeçar ou colidir com objetos.
Além de limitar a sua mobilidade, a doença comprometeu a sua capacidade de trabalhar: ler argumentos ou preparar papéis deixou de ser viável. Para continuar a desempenhar papéis, Dench passou a depender da ajuda de amigos ou familiares para lhe lerem os textos — um método que exige repetição contínua e, mesmo assim, só é eficaz em papéis muito curtos.
Apesar do drama que enfrenta, Dench mostrou-se tranquila e pediu compreensão, chamando atenção para a real dimensão da DMRI. “Há milhões de pessoas em todo o Mundo a conviver diariamente com isto”, disse, lembrando que a perda da visão central é a forma mais comum de cegueira em adultos com mais de 50 anos.
Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt