Marinha Portuguesa acompanha cinco navios da Federação Russa ao dobrar o ano
Operação ainda se vai prolongar nas próximas horas.
A Marinha Portuguesa está a acompanhar, desde 31 de dezembro de 2024, cinco navios da Federação Russa, nomeadamente "o navio anfíbio Aleksandr Shabalin, os navios de apoio logístico Baltic Leader, Sparta II e General Skobelev, que entretanto já se encontram a navegar no Mar Mediterrâneo, e o submarino Novorossiysk, que navega ao longo da Zona Económica Exclusiva (ZEE) do continente", pode ler-se no comunicado da Marinha.
O Centro de Operações Marítimas monitorizou a atividade das embarcações e coordenou o emprego do NRP Álvares Cabral, do NRP Setúbal e das lanchas de fiscalização rápida Orion e Cassiopeia.
A operação, que teve início no último dia de 2024, irá prolongar-se nas próximas horas. Esta foi a 73.ª missão de acompanhamento da Marinha no ano que agora terminou.
Estas ações de vigilância têm como objetivo garantir a defesa e segurança dos espaços marítimos sob alçada portuguesa, contribuindo para a proteção dos interesses do país. As operações garantem, também, "o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos no quadro da Aliança Atlântica, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano", refere o comunicado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt