Morte em Vendas Novas não relacionada com atraso do CODU

Inspeção-Geral das Atividades em Saúde conclui que morte durante a greve no INEM não podia ser evitada.

01 de agosto de 2025 às 17:52
Greve no INEM decorreu em outubro e novembro de 2024 Foto: Bruno Colaço
Partilhar

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde concluiu que a morte de um homem, de 73 anos, em Vendas Novas, em 31 de outubro de 2024, não pode ser atribuída a atraso do CODU. É o sétimo inquérito concluído e no qual a IGAS não encontra nexo de causalidade entre a greve dos técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM e a morte de utentes.

"Concluiu-se que, não obstante se ter verificado um efetivo atraso no atendimento que condicionou o socorro médico à vítima, não é possível o estabelecimento de nexo de causalidade entre a demora e o desfecho fatal verificado uma vez que as probabilidades de sobrevivência seriam bastante limitadas, quase nulas, atento o quadro clínico do utente", refere a IGAS.

Pub

O homem, de 73 anos, sentiu-se mal em casa e o atendimento terá demorado mais de 40 minutos, sendo que os bombeiros de Vendas Novas só conseguiram ativar o INEM após um atraso considerável.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar