Presidente da Sérvia visita Portugal em janeiro
Visita oficial de Tomislav Nikolic agendada para 25 e 26 de janeiro.
O presidente da Sérvia, Tomislav Nikolic, faz uma visita oficial a Portugal a 25 e 26 de janeiro, informou hoje a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, no final de uma visita àquele país dos Balcãs.
A governante, contactada telefonicamente pela Lusa, escusou-se a adiantar pormenores sobre o programa da visita, dado estar ainda em preparação, mas disse que Nikolic poderá assinar em Lisboa acordos bilaterais em negociação, designadamente um acordo para evitar a dupla tributação.
O aprofundamento da cooperação bilateral económica e técnica foi um dos temas dos encontros mantidos por Margarida Marques em Belgrado, onde esteve na quarta e na quinta-feira, com as autoridades sérvias a manifestarem interesse nas áreas da reciclagem e da energia.
"A Sérvia é um país muito dependente do fornecimento de energia por parte da Rússia -- 80% do consumo de energia depende de Moscovo -- e tem interesse em desenvolver energias renováveis", explicou.
A candidatura sérvia à União Europeia (UE) foi outro tema central da visita, com Margarida Marques a sentir da parte dos seus interlocutores, entre os quais o vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros, Ivica Dacik, e a ministra da Integração Europeia, Jadranka Jokismovic, a preocupação de não defraudar a expectativa do povo sérvio de integrar a União.
"Senti muito essa preocupação da necessidade de dar sinais à opinião pública de que a UE está interessada em que a Sérvia se torne membro da UE", disse.
A questão tornou-se mais premente depois das últimas eleições, em abril passado, que embora tenham reforçado o mandato do governo pró-europeu de Aleksandr Vukcic, agora com maioria absoluta, levaram à entrada no parlamento, pela primeira vez, de partidos eurocéticos.
"Esta recente abertura dos capítulos é um ponto positivo e é entendida, quer pelo governo sérvio quer pela opinião pública, como sendo um sinal da UE de que está aberta à adesão da Sérvia", considerou a secretária de Estado.
A Sérvia iniciou negociações de adesão em janeiro de 2014. Em finais de 2015, após a normalização das relações com o Kosovo, sua antiga província que declarou unilateralmente a independência em 2008, os primeiros dois capítulos foram abertos. Este mês três novos capítulos foram abertos.
A adesão só deverá concretizar-se em 2020, uma vez que a Comissão Europeia liderada por Jean-Claude Juncker suspendeu qualquer alargamento até essa data.
Margarida Marques visitou também esta semana a Croácia, membro da UE desde 2013, onde constatou igualmente uma vontade de "maior cooperação económica" em "áreas específicas como o turismo", "a valorização do património cultural" e as energias renováveis.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt