Um morto e cinco hospitalizados após ensaio clínico

Casos em França com analgésico da portuguesa Bial.

15 de janeiro de 2016 às 11:29
Partilhar

Seis pessoas foram hospitalizadas em França, uma em estado de morte cerebral, na sequência de um "acidente grave" durante um ensaio clínico de um analgésico produzido pela farmacêutica portuguesa Bial, anunciou esta sexta-feira a ministra da Saúde francesa.

Marisol Touraine afirmou que os seis voluntários participavam no "ensaio clínico de um medicamento oral que está a ser desenvolvido por um laboratório europeu" em Rennes, no noroeste da França. O acidente ocorreu na quinta-feira.

Pub

"Ocorreu um acidente grave", disse a ministra, acrescentando que o ensaio foi suspenso e todos os voluntários foram chamados para serem submetidos a testes. O ministério público de Paris afirmou que vai ser aberta uma investigação ao caso.

Não foi adiantado o número total de voluntários envolvidos nos ensaios clínicos. O produto testado é uma molécula com efeitos analgésicos que atua no sistema 'endocanabinóide'.

Pub

A ministra da Saúde francesa afirmou que o medicamento usado não contém qualquer derivado de cannabis, contrariando informações anteriores. "Não continha cannabis nem qualquer derivado de cannabis", afirmou Marisol Touraine em conferência de imprensa para responder a questões sobre o sucedido nos testes conduzidos por um laboratório privado para a empresa farmacêutica portuguesa Bial, que já indicou que vai emitir um comunicado sobre o assunto.

Ao que a CMTV apurou várias agências europeias de regulação dos medicamentos estão em contacto com o Infarmed para tentar recolher mais dados sobre este ensaio clínico. O diretor-geral de Saúde, Francisco George já reagiu a este caso mas admite não ter informações sobre o medicamento.

A Bial já indicou que vai emitir um comunicado sobre o assunto. A empresa farmacêutica portuguesa foi fundada em 1924 e está presente em diversas áreas terapêuticas como sistema nervoso, sistema cardiovascular e problemas respiratórios, bem como dos antibióticos e das alergias.

Pub

O Infarmed garantiu esta tarde que os ensaios clínicos com o medicamento da Bial não estão a ser realizados em Portugal e que está a acompanhar o caso através das autoridades francesas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar