Web Summit começa com "problema técnico" e 3 mil pessoas à porta

Maior evento de tecnologia está em Lisboa até quinta-feira.

07 de novembro de 2016 às 19:22
Durão Barroso, Web Summit, ex-presidente da Comissão Europeia, economia, negócios e finanças, política Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Web Summit, Portugal, Governo, António Costa, Paddy Cosgrave, Lisboa, economia, negócios e finanças, política, governo (sistema) Foto: Rafael Marchante/Reuters
Web Summit, Lisboa, Paddy Cosgrave, Meo Arena, Sephen Meiller, Catarina Simões, economia, negócios e finanças Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Joseph Gordon-Levitt, Web Summit, Lisboa, hitREcord, Edward Snowden, Oliver Stone, economia, negócios e finanças, tecnologias de informação Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Fernando Medina, Paddy Cosgrave, Web Summit, chave de honra, Lisboa, Inglaterra, União Europeia, Bairro Alto, Parque das Nações, Meo Arena, economia, negócios e finanças, política Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Web Summit, Joseph Gordon-Levitt Foto: André Kosters / Lusa
Paddy Cosgrave, Web Summit Foto: Rafael Marchante / Reuters
Web Summit, MEO Arena Foto: Miguel A. Lopes / Lusa

1/8

Partilhar

Cerca de 3 mil pessoas ficaram à porta do Meo Arena e falharam a cerimónia de abertura da Web Summit por terem chegado demasiado tarde ao evento, tal como também falhou a ligação wi-fi do fundador da iniciativa em pleno palco. 

A organização já esclareceu que a rede de wifi do Meo Arena, da PT Portugal, "funcionou esta noite", mas que "infelizmente houve um problema técnico" no telemóvel do fundador do evento, Paddy Cosgrave.

Pub

"Quando vos pedi para chegarem mais cedo para arranjar lugar [na Web Summit] ninguém acreditou. Estão 3.000 pessoas lá fora que não conseguiram chegar a tempo e acompanham o evento em 'streaming' através de ecrãs", disse o presidente executivo e fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave.

Perante um Meo Arena com 15 mil pessoas, Paddy Cosgrave pediu a todos os presentes para fazer do seu telemóvel um meio de transmissão do arranque do evento para quem ficou de fora, sobretudo "amigos e familiares de todo o mundo".

Pub

Cosgrave tentou exemplificar um tutorial sobre o 'live streaming' na rede social Facebook, mas o seu telemóvel não respondeu à velocidade exigida num evento de tecnologia, como provou a imagem do equipamento projetada em dois ecrãs gigantes do palco central.

"Vamos tentar mais tarde", disse Cosgrave, enquanto mensagens e contactos seus pessoais apareciam perante milhares de pessoas.

E assim foi, o 'patrão' da web Summit numa nova subida ao palco voltou a tentar, sendo desta vez bem sucedido e pedindo um aplauso para a operadora de telecomunicações Portugal Telecom, responsável pela infraestrutura de 'wi-fi' do Meo arena, explicando que tinha estado ligado a uma outra rede móvel, que não esta.

Pub

"Quero agradecer à Portugal Telecom, peço um forte aplauso. Obrigada Portugal Telecom por fazer funcionar o 'wifi'", afirmou, acrescentando "desejo melhor sorte para a Vodafone na próxima vez", desvendando assim o nome da operadora.

Em declarações à agência Lusa, fonte oficial da Portugal Telecom também afirmou que "a questão foi alheia à PT" e que "a primeira tentativa de ligação foi feita através de uma rede móvel de outro operador que não o Meo".

"Na segunda tentativa ligando-se a rede de 'wi-fi' implementada no Meo Arena, o acesso feito foi bem sucedido, tendo conseguido navegar normalmente", disse a mesma fonte.

Pub

Paddy Cosgrave aproveitou uma nova ocasião para reforçar o apelo aos participantes para que cheguem cedo ao recinto.

"A minha mensagem e o meu forte conselho para toda a gente que vem amanhã [terça-feira] e para os que querem estar cá é que venham cedo, para os outros não se preocupem que vamos por tudo 'online' mais tarde", disse, já depois de ter adiantado que também está montado no exterior um grande ecrã em 'streaming'.

Na sua primeira intervenção, o fundador voltou a falar sobre o espírito da cidade de Lisboa, que classificou "como único", e sublinhou a participação de mais de 53 mil pessoas na edição deste ano da Web Summit, a primeira em Lisboa, lembrando que há seis anos na sua Dublin natal só conseguiu mover 450 pessoas.

Pub

"Isto é completamente louco, quando começámos, 450 pessoas apareceram, ou seja, as duas ou três primeiras filas que temos aqui hoje", comparou Paddy Cosgrave, deixando para o fim "uma palavra final" o facto de esta também ser a primeira edição sem a sua mulher, mãe há três semanas.

Ficou apenas por revelar o nome da bebe que não podia deixar de estar relacionado com a terminologia 'tech': a 'Cloud'.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar