page view

“O meu médico salvou-me a vida", diz Goucha

A fazer uma bateria de exames, o apresentador, de 62 anos, vai estar afastado dos ecrãs até dia 14.

07 de junho de 2017 às 01:30
A carregar o vídeo ...

“O meu médico salvou-me a vida", diz Goucha

Desde a passada quinta-feira que o apresentador, de 62 anos, está internado no Hospital dos Lusíadas, em Lisboa, sob vigilância, depois de lhe ter sido detetada uma embolia pulmonar (obstrução repentina de uma artéria pulmonar, causada por um coágulo sanguíneo). Já fora de perigo, Manuel Luís Goucha continua no entanto a ser acompanhado por uma equipa médica, que o submeteu a uma bateria de exames que, até agora, não revelaram um quadro clínico preocupante.

"Uma vez que se tem de perceber de onde vieram aqueles coágulos, eu estou a fazer toda uma bateria de exames, todos os testes. Estou a fazer um check-up profundo. Até agora, não tenho nada. Fui para os cuidados intensivos por vigilância. Não tive de ser entubado, não recebi oxigénio", referiu a estrela da TVI que, nas redes sociais, tem dado conta do seu estado de saúde, partilhando, inclusivamente, a fotografia do quarto de hospital onde se encontra a recuperar.

Sobre as razões que poderão ter levado a este susto com a saúde, o parceiro de Cristina Ferreira no pequeno ecrã acredita que o cansaço extremo poderá ter estado na origem do problema. "Durante o mês de maio, eu fazia o ‘Você na TV’, o ‘Masterchef’, tivemos a reportagem em Fátima, fui para o Douro, fiz viagens de carro sem parar. Fui-me apercebendo de que havia pequenas coisas anormais de cansaço, eu subia as escadas e ficava ofegante, mas desvalorizei."

Agora já refeito do susto, Manuel Luís Goucha acredita que o facto de ter ido imediatamente para as urgências lhe salvou a vida. "O meu médico disse: ‘se você se tivesse metido naquele avião possivelmente não chegava a Marrocos’."

Goucha poderá ter alta durante o dia de hoje e volta ao trabalho no próximo dia 14.

Cristina revela preocupação com o amigo  

Cristina Ferreira acompanha de perto o estado de saúde de Manuel Luís Goucha e não escondeu a preocupação assim que soube do sucedido. "Ele gosta de nos pregar uns sustos de vez em quando", brincou a estrela ao falar com o apresentador pelo telefone no programa ‘Você na TV’. Cristina recordou ainda o susto que Goucha lhe pregou no passado, quando foi operado de urgência à vesícula.

Companheiro regressa em pânico do Alentejo  

O companheiro de Goucha, Rui Oliveira, estava a regressar do Alentejo quando o apresentador lhe ligou a contar do sucedido. Foi imediatamente para o Hospital dos Lusíadas para estar ao lado do companheiro. O CM tentou contactar Rui Oliveira, mas sem sucesso.

SAIBA MAIS 

10

por cento dos passageiros de longo curso, que fazem viagens de avião de sete ou oito horas, sofrem uma pequena embolia que, na esmagadora maioria dos casos, são situações ligeiras que acabam por passar sem ter grandes consequências.

Pílula e cancro

Os doentes oncológicos em tratamento de quimioterapia, doentes que se submeteram a uma cirurgia e devem permanecer imobilizados, obesos e ainda as mulheres que tomam a pílula (contracetivos orais com estrogénios) são as pessoas que estão em risco de desenvolver uma embolia pulmonar.

100 mil mortes nos EUA

Em Portugal não existem dados sobre a prevalência dos casos de embolia pulmonar. Porém, nos EUA, estima-se que, por ano, o número de pessoas afetadas por tromboembolia pulmonar varia entre as 300 mil e as 600 mil e a doença é responsável por 60 mil a 100 mil mortes anuais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8