page view

Cérebro humano passa por cinco fases ao longo da vida e só atinge a idade adulta aos 32 anos

Estudo da Universidade de Cambridge traça os pontos de viragem do cérebro da infância ao envelhecimento tardio.

25 de novembro de 2025 às 17:32

Um estudo da Universidade de Cambridge, citado pela BBC, revela que o cérebro humano passa por cinco fases desde a infância até aos 90 anos, e com quatro pontos de viragem: aos 9, 32, 66 e 83 anos.

Cerca de quatro mil pessoas até aos 90 anos fizeram exames para revelar as conexões entre as suas células cerebrais. Uma das principais conclusões deste estudo é que a adolescência prolonga-se até aos 32 anos, e só depois se entra na fase adulta.

A adolescência começa por volta do início da puberdade, mas este estudo sugere que termina muito mais tarde do que se supunha. Antes, acreditava-se que se restringia à adolescência, depois a neurociência indicou que continuava até os 20 anos e agora mediante este estudo estende-se até aos 32 anos.

Segundo o estudo da Universidade de Cambridge, o cérebro está em constante mudança em resposta a novos conhecimentos e experiências. Mas este processo não segue um padrão linear do nascimento à morte.

AS FASES DO CÉREBRO:

Infância - do nascimento aos nove anos

O primeiro período é quando o cérebro aumenta rapidamente de tamanho, mas também reduz o excesso de conexões entre as células cerebrais criadas no início da vida.

Adolescência - dos nove aos 32 anos

O cérebro muda radicalmente a partir dos nove anos, quando as conexões cerebrais passam por um período de extrema eficiência. Este é também o período em que existe o maior risco de surgirem transtornos de saúde mental.

Idade adulta - dos 32 aos 66 anos

Segue-se um período de estabilidade para o cérebro, à medida que entra na sua fase mais longa, com duração de três décadas.

Envelhecimento precoce - dos 66 aos 83 anos

Começa aos 66 anos, mas não é um declínio abrupto e repentino. Em vez disso, ocorrem mudanças nos padrões de conexões no cérebro.

Envelhecimento tardio - a partir dos 83 anos

Aos 83 anos, entramos na fase final. As alterações cerebrais são semelhantes às do envelhecimento precoce, mas ainda mais acentuadas.

"O cérebro reconfigura-se ao longo da vida. Está sempre a fortalecer e enfraquecer conexões, e não segue um padrão constante: há flutuações e fases de reconfiguração cerebral", disse a investigadora Alexa Mousley à BBC.

Ainda segundo os investigadores, este estudo "pode ajudar a entender por que motivo alguns cérebros se desenvolvem de forma diferente em momentos-chave da vida, seja em dificuldades de aprendizagem na infância, na demência ou em idades mais avançadas”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8