Protestos aconteceram de norte a sul do País.
1 / 29
A PSP deteve esta sexta-feira quatro pessoas nas manifestações dos "coletes amarelos", detenções que ocorreram em Lisboa por resistência e coação às autoridades, segundo o porta-voz da Direção Nacional da PSP.
Além dos quatro detidos em Lisboa, os únicos a nível nacional, a PSP procedeu à identificação de 24 manifestantes em todo o país durante os protestos dos "coletes amarelos", que tiveram fraca adesão, disse ainda Alexandre Coimbra à agência Lusa.
A rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa, foi o último local de onde manifestantes dos "coletes amarelos" desmobilizaram.
Os protestos dos "coletes amarelos" em Portugal foram convocados por vários grupos através das redes sociais, com inspiração nos movimentos contestatários em França.
O protesto começou tímido e ganhou força ao longo da manhã em todo o País. A meio da tarde, os 'coletes amarelos' começaram a dispersar.
18h15
Rui Rio, presidente do PSD, qualificou o protesto como "um fracasso".
17h30
Os manifestantes começaram a dispersar um pouco por todo o lado. Em Lisboa, a PSP dispersou um pequeno grupo de manifestantes que estavam a provocar desacatos junto ao Marquês de Pombal.
Manifestantes desmobilizaram em Aveiro com promessa de novas ações 14h10 Jogador do Boavista foi travado pelos manifestantes e até vestiu o colete amarelo
13h05 - O senegalês Idrissa Mandiang protagonizou na manhã desta sexta-feira um momento caricato, quando no caminho para o treino do Boavista foi travado pelo protesto dos coletes amarelos já muito perto do Bessa.
Trânsito já circula num sentido no nó das Infias, em Braga
12h55 - O trânsito foi reposto num sentido no nó das Infias, em Braga, depois de a PSP ter forçado os manifestantes a sair da estrada naquele nó, estando os "coletes amarelos" a dirigir-se agora para a cidade. O trânsito já circula em direção a Braga, mas continua cortada a saída da cidade pelo mesmo nó, constatou a agência Lusa no local.
Momento de maior tensão no Marquês de Pombal em Lisboa 12h35
Detidos em Lisboa
12h25 - Um dos três detidos no Marquês de Pombal, em Lisboa, é membro da extrema-direita. São vários os manifestantes que mostram o desejo de descer a Avenidade da Liberdade até à Assembleia da República.
Reaberto anel interior da rotunda do Marquês de Pombal em Lisboa 12h10
Acesso do IC2 a Leiria reaberto ao trânsito
11h55 - O acesso pelo IC2 à cidade de Leiria através da rotunda da Almoínha Grande já foi reaberto ao trânsito, depois de ter sido encerrado pela polícia, durante alguns minutos.
Lesados do BES juntam-se ao protesto e antecipam manifestação de sábado
11h46 - Um grupo de lesados do antigo Banco Espírito Santo (BES) juntou-se ao protesto dos "coletes amarelos" no Porto, antecipando a manifestação agendada para sábado, em frente ao Palácio de Belém, em Lisboa.
Uma centena de pessoas em protesto sem incidentes em Faro
11h25 - Uma centena de pessoas do movimento "coletes amarelos" protestou à entrada de Faro contra a situação do país, procurando ocupar continuamente as passadeiras de peões, o que causou pequenos atrasos no acesso à capital algarvia.
1 / 11
Três detenções no Marquês de Pombal em Lisboa
11h00 - No Marquês de Pombal, em Lisboa, três manifestantes já foram detidos pelo dispositivo policial.
Em comunicado, a Direção Nacional da PSP explicou que, "na sequência dos protestos a decorrer a nível nacional, a Polícia de Segurança Pública (PSP) procurou manter o equilíbrio entre o direito dos manifestantes e o direito à livre circulação de veículos e dos restantes cidadãos".Os detidos são três homens, que vão ficar à guarda da PSP até que esta força de segurança comunique ao Ministério Público a ocorrência.
Momento de maior tensão em Lisboa
10h40 - Descontrolo policial na rotunda do Marquês de Pombal. Tensão máxima em Lisboa, com o dispositivo policial a agarrar um 'colete amarelo'. Centenas de pessoas protestam.
Oito pessoas identificadas no Porto 10h30
Confrontos entre polícia e 'coletes amarelos' no Marquês de Pombal em Lisboa
Confrontos entre polícia e 'coletes amarelos' no Marquês de Pombal em Lisboa 10h15
IC19 calmo em dia de protesto dos 'coletes amarelos' 10h10 -
Protesto segue em Lisboa até à Assembleia da República
09h40 - Os protestos dos 'coletes amarelos' vão descer a Avenidade da Liberdade até ao Rossio e seguidamente o protesto segue até à Assembleia da República.
"O povo unido jamais será vencido"
09h25 - Em Aveiro, os manifestantes dos 'coletes amarelos' gritam "o povo unido jamais será vencido", pedindo a demissão do governo. "Ordenados miseráveis", dizem os protestantes.
'Coletes amarelos' provocam marcha lenta na A8 09h20
"Acorda Portugal" apelam 'coletes amarelos' em protesto no Marquês de Pombal
"Acorda Portugal"08h55 - No Marquês de Pombal, são vários os 'coletes amarelos' que se juntam e dão início a uma marcha. São muitos os 'coletes' que exibem uma faixa "Acorda Portugal".
60 pessoas condicionam trânsito nas passadeiras em Leiria
08h40 - O protesto dos 'coletes amarelos' teve início no Estádio Municipal e chega à rotunda da Grelha. Cerca de 60 pessoas tentam condicionar o trânsito nas passadeiras.
Acessos e trânsito em Lisboa decorrem dentro da 'normalidade'08h00 -Os acessos a Lisboa fazem-se dentro da normalidade, apesar do trânsito estar mais condicionado em alguns pontos específicos, como é o caso da Ponte 25 de Abril.
No entanto, segundo avançou o relato da repórter da CMTV, apenas foi avistado um carro, com dois coletes amarelos em cada espelho, a simbolizar que apesar de não se juntarem à manifestação, aqueles automobilistas estão com os protestantes.
1 / 14
Manifestantes tentam bloquear estradas do Porto 07h15
Manifestantes tentam bloquear estradas do Porto
Coimbra 07h11
Em direto de Coimbra, a CMTV assistiu a elementos da PSP a fazer apelos ao bom senso dos manifestantes, num protesto que vai decorrendo de forma pacífica. Apesar de alguns automobilistas 'buzinarem' devido ao trânsito causado pelo protesto, há quem se junte aos coletes amarelos e mostre o seu apoio, apesar de não se juntar.
Nesta localidade, a intervenção da PSP tem sido determinante para que os manifestantes não 'ocupem' as estradas, fazendo um cordão musculado para que estes protestantes se dirijam apra os passeios.
"Os nossos direitos estão a ser violados", avançou um dos 'coletes amarelos', afirmando que o acordo inicial com a PSP foi de manter a uma manifestação ordeira, mas com ocupação de uma das vias - algo que lhes está a ser negado.
Acessos a Braga bloqueados 07'
Segundo constatou a agência no local, mais de 50 coletes amarelos deram pontapés e atiraram garrafas a viaturas que tentaram furar o bloqueio.
Apesar do bloqueio com pesados e ligeiros, existe no local uma "faixa de segurança na via" para a passagem de viaturas de emergência.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.