page view

Estabelecido acordo sobre quotas de pescas

Os ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia (UE) concluíram esta quinta-feira um acordo sobre as quotas de pesca para 2006.

22 de dezembro de 2005 às 11:08

Os governantes estavam reunidos em Bruxelas desde terça-feira, tendo realizado várias reuniões bilaterais e em conjunto para alcançar o consenso em torno das quotas de pesca comunitárias para o próximo ano.

Portugal conseguiu limitar os cortes das capturas previstos inicialmente, mantendo as mesmas quotas de 2005 para o tamboril, sem qualquer alteração, quando inicialmente se previa uma redução de 15%.

Os pescadores portugueses poderão pescar as mesmas quantidades de carapau - espécie que inicialmente também ia sofrer um corte de 15%-, enquanto a apanha do areeiro será reduzida em 5%.

O tamboril é uma das espécies pela qual Portugal mais se bateu, já que é normalmente capturada com a pescada, alvo de protecção devido à redução dos dias de faina e de um plano de recuperação imposto por Bruxelas.

Para o biqueirão não há qualquer redução, quando inicialmente estava previsto um corte de 15%, tendo sido estabelecido uma diminuição de 10% no lagostim e de 20% no badejo e na apanha do carapau ao largo da Madeira em relação aos valores permitidos este ano.

Os pescadores portugueses poderão ainda pescar mais 12% de pescada, cujas reduções dos dias de pesca em vigor este ano permitiu uma recuperação dos "stocks".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8