Um dos palestinianos feridos foi baleado pela segunda vez, depois de se levantar e tentar fugir.
O Exército israelita admitiu esta quarta-feira que um dos seus veículos passou involuntariamente por cima do "corpo de um terrorista" na Cisjordânia, enquanto palestinianos acusaram os militares de dispararem sem provocação, causando um morto.
Um vídeo do incidente do atropelamento, que ocorreu na madrugada de terça-feira e foi amplamente partilhado nas redes sociais, suscitou forte condenação por parte da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), que denunciou um "crime brutal".
As Brigadas Al-Aqsa, o braço militar do partido Fatah do presidente da ANP, Mahmoud Abbas, com sede na Cisjordânia, confirmaram a morte de três dos seus combatentes durante esta operação.
As imagens mostram uma viatura militar em frente a um corpo e esta a arrancar a passar por cima deste.
A viatura, destacada no setor de Tulkarem (norte) "para evacuar as forças que foram apanhadas sob fogo pesado (...) rolou involuntariamente sobre o corpo de um terrorista", segundo um comunicado do Exército israelita enviado à agência France-Presse (AFP).
Os israelitas sublinharam ainda que o vídeo "não mostra o incidente na íntegra".
Outro vídeo de uma câmara de segurança, numa localidade na Cisjordânia, mostra um jovem parado numa praça central, antes de ser subitamente baleado e cair no chão. Duas outras pessoas que o tentaram socorrer, também foram atingidas, incidente que causou a morte a um jovem de 17 anos. Pouco depois do tiroteio, veículos militares israelitas surgem na imagem.
Uma análise da agência Associated Press (AP) ao vídeo e entrevistas com os dois sobreviventes feridos apontou que soldados israelitas abriram fogo contra os três, quando estes não pareciam representar uma ameaça.
Um dos palestinianos feridos foi baleado pela segunda vez, depois de se levantar e tentar fugir.
O tiroteio na aldeia de Beit Rima, que ocorreu na semana passada, é o mais recente de uma série de incidentes em que soldados pareciam disparar sem provocação, uma tendência que os palestinianos dizem ter piorado desde o início da guerra Israel-Hamas em Gaza, há três meses.
Os militares israelitas referiram que as tropas entraram em Beit Rima durante a madrugada de sexta-feira como parte de uma "operação antiterrorista" e acrescentaram que as tropas dispararam contra suspeitos que atiraram explosivos e bombas incendiárias.
A AP sublinhou ainda que as imagens a que teve acesso não mostra ninguém a atirar explosivos.
Depois de analisar as imagens, um porta-voz militar frisou que os soldados relataram que um dos palestinianos -- que surge ajoelhado diante de um objeto fora do enquadramento -- estava a acender um engenho incendiário artesanal ('cocktails molotov') quando foi baleado.
O vídeo, porém, mostra que o primeiro tiro não atingiu o homem ajoelhado, mas sim outro palestiniano, Nader Rimawi.
Nader contou à AP que o objeto era uma pilha de caixas de papelão e pedaços de papel que Osaid Rimawi, de 17 anos, tinha reunido e estava a preparar-se para acender, para os manter aquecidos.
Outros vídeos do tiroteio publicados nas redes sociais e analisados pela AP parecem consistentes com a descrição de Nader do objeto que Osaid estava a preparar-se para acender.
Os palestinianos envolvidos negaram à AP que tenham atirado explosivos e disseram que os tiroteios não foram provocados.
O Exército israelita realiza frequentemente operações na Cisjordânia, território ocupado por Israel desde 1967.
Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, em 07 de outubro, que começou após o ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano em território israelita, pelo menos 334 palestinianos morreram na Cisjordânia, de acordo com dados da ANP.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.