A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 22 de fevereiro.
Os filmes "Grand Budapest Hotel", de Wes Anderson, e "Birdman", de Alejandro González Iñárritu, lideram as nomeações para a 87.ª edição dos Óscares, os prémios norte-americanos de cinema, esta quinta-feira anunciados.
Com nove nomeações cada, "Grand Budapest Hotel" e "Birdman (ou a inesperada virtude da ignorância)" rivalizam nas principais categorias - melhor filme, realização -, mas o filme de Wes Anderson falhou todas as nomeações na representação, enquanto o de Iñárritu conseguiu as de ator principal (Michael Keaton), secundário (Edward Norton) e atriz secundária (Emma Stone).
Com oito nomeações segue "O jogo da imitação", de Mortem Tyldum, protagonizado por Benedict Cumberbatch, sendo uma estreia de ambos nas nomeações para os Óscares.
Empatados com seis nomeações estão "Boyhood - Momentos de uma vida", que Richard Linklater rodou ao longo de mais de uma década, sempre com os mesmos atores, e "Sniper Americano", de Clint Eastwood.
Vendo por categorias, para o Óscar de "Melhor Filme" estão nomeados "Sniper Americano", "Birdman", "Grand Budapest Hotel", "Boyhood", "O jogo da imitação", "Selma", "A teoria de tudo" e "Whiplash - Nos limites".
Para "Melhor Realização", cuja lista é mais curta, estão nomeados Richard Linklater, Mortem Tyldum, Alejandro González Iñárritu, Wes Anderson e Bennett Miller (por "Foxcatcher").
Na representação masculina, exceptuando Bradley Cooper, nomeado em 2012 e 2013 e agora com "Sniper Americano", todos os restantes atores são estreantes nos Óscares naquela categoria: Steve Carrell, quase irreconhecível em "Foxcatcher", Michael Keaton, no papel de uma antiga estrela de cinema em "Birdman", Eddie Redmayne, jovem ator que interpreta Stephen Hawking em "A teoria de tudo", e Benedict Cumberbatch no papel do matemático Alan Turing em "O jogo da imitação".
Nuno Malo não chega às nomeações
Entre as atrizes, no papel principal estão nomeadas Julianne Moore ("o meu nome é Alice"), Marion Cottilard ("Dois dias, uma noite"), Felicity Jones ("A teoria de tudo"), Rosamund Pike ("Em parte incerta") e Reese Witherspoon ("Livre").
Destaque ainda para a presença de Meryl Streep, mais uma vez, nos ÓScares. Soma a 19.ª nomeação na representação, desta vez num papel secundário no musical "Caminhos da floresta".
O músico português Nuno Malo, que chegou a estar pré-selecionado para os Óscares, não chegou às nomeações finais na categoria de melhor banda sonora. O francês Alexandre Desplat bisa este ano nesta categoria.
Para melhor documentário estão nomeados "O Sal da Terra", sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, "Citizenfour", focado em Edward Snowden, "Finding Vivian Maier", que revela o secreto talento e espólio fotográfico de uma ama, "Lastdays in Vietman", tendo a guerra do Vietname em pano de fundo, e "Virunga", sobre um parque natural no Congo.
O premiado filme "Ida", do polaco Pawel Pawlikowski, está nomeado para melhor filme estrangeiro (e também para melhor fotografia), numa categoria em que estão também "Leviathan" (Rússia), "Tangerines" (Estónia), "Timbuktu" (Mauritânia) e "Wild Tales" (Argentina).
"The tale of the princess Kaguya", de Isao Takahata e Yoshiaki Nishimura, "Song of the sea", de Tomm Moore, "Big Hero 6 - Os novos heróis", de Don Hall e Chris Williams, "Os monstros das caixas", de Graham Annable e Anthony Stacchi, e "Como treinares o teu dragão 2", de Dean DeBois, estão indicados para melhor longa-metragem de animação.
A lista com os nomeados das 24 categorias dos Óscares foi revelada esta quinta-feira em Beverly Hills, Califórnia, pelos realizadores J.J. Abrams, Alfonso Cuarón, o ator Chris Pine e pela presidente da Academia de Cinema, Cheryl Isaacs.
A cerimónia está marcada para 22 de fevereiro, em Los Angeles, com apresentação do ator Neil Patrick Harris.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.