page view

Jihadistas exigem segregação dos sexos

Radicais islamitas querem impor um regime de segregação sexual em universidade.

26 de outubro de 2015 às 21:27

Radicais islamitas armados ameaçaram esta segunda-feira usar a força contra os estudantes de uma universidade em Aden, no sul do Iémen, caso aquela instituição de ensino recuse impor um regime de segregação sexual, segundo relataram testemunhas locais.

Esta ameaça ocorre no mesmo dia em que dois combatentes pró-governamentais morreram num atentado suicida que teve como alvo um posto de controlo no centro de Aden, a segunda cidade do Iémen.

De acordo com os testemunhos de estudantes, os militantes armados distribuíram folhetos, assinados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), que exponham as exigências e as ameaças do movimento radical sunita.

A par da segregação dos sexos, os folhetos também defendiam a proibição de música e exigiam que os estudantes fizessem orações coletivas no campus universitário, relataram as mesmas fontes.

Os radicais deram um prazo até quinta-feira para que as suas exigências sejam cumpridas.

Caso isso não aconteça, os 'jihadistas' ameaçaram realizar ataques com carros armadilhados e bombas incendiárias (cocktail molotov).

Não foi possível verificar, até ao momento, a autenticidade dos folhetos, assinados pelo ramo do EI em Aden e Abyan.

Com o apoio de uma coligação árabe liderada pela Arábia Saudita (sunita), forças leais ao Presidente iemenita Abd Rabo Mansur Hadi conseguiram, em julho passado, expulsar as milícias xiitas 'huthis' da cidade portuária de Aden.

No entanto, os militantes islâmicos, incluindo da rede terrorista Al-Qaida e do Estado Islâmico, parecem agora ganhar terreno dentro desta cidade portuária, onde a presença dos 'jihadistas' começa a ser bastante visível.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8