page view

Juncker: Resposta "insuficiente" ao naufrágio no Mediterrâneo

Presidente da Comissão Europeia diz que conclusões foram "inferiores ao nível de ambição" que a situação exige.

29 de abril de 2015 às 08:51

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou esta quarta-feira, perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que a resposta do Conselho Europeu à tragédia humana que se vive no Mediterrâneo "foi imediata mas insuficiente".

Num debate no hemiciclo sobre as conclusões da cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da União Europeia celebrada na passada quinta-feira, em Bruxelas, após o naufrágio de 19 de abril que provocou cerca de 800 mortos, o presidente do executivo comunitário considerou que as conclusões adotadas foram "inferiores ao nível de ambição" que a situação exige.

Felicitando-se por a sua proposta de triplicar o orçamento da "operação Triton" (para 120 milhões de euros) ter sido aprovada, "após algumas hesitações iniciais", compensando assim o abandono da operação "Mare Nostrum" -- "o que foi um erro que custou vidas", assinalou -, Juncker lamentou que os líderes europeus não tenham ido mais longe.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8