page view

Livro lamenta que se tenha vendido a alma do Algarve "a troco de dinheiro"

Obra pretende contrariar o "discurso oficial".

24 de julho de 2014 às 10:40

O artista Fernando Silva Grade vai lançar, na sexta-feira, 'O Algarve tal como o destruímos', livro que espera "aglutinar" vozes contra um processo em que "a troco de dinheiro se vendeu a alma do Algarve".

O livro pretende contrariar "o discurso oficial" de o Algarve ser "uma história de sucesso, de divisas, de turismo", disse à Lusa Silva Grade, contrapondo a essa ideia "uma história muito triste de aniquilamento de um território com a sua cultura, com a sua paisagem e com a sua beleza natural" através do turismo de massas e da construção.

O lançamento do livro, que reúne textos publicados no blogue 'A Defesa de Faro' e originais, vai ser feito às 22h00, no primeiro dia da Feira do Livro de Faro.

"O Algarve, em função da sua concentração impressionante de património natural, de belezas naturais, é uma região aristocrática, nobre e, portanto, as atividades que deveriam constar no processo de desenvolvimento do Algarve tinham que ser atividades que fossem ao encontro dessa sua vocação. O turismo de massas não é, sem dúvida, um turismo adequado para esta região", afirmou o artista plástico, que sugeriu um turismo virado para o ambiente e para a cultura.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8