Conjunto de propostas para desfrutar da região mais a sul do país. desde praias a bares, de discotecas a espetáculos.
1 / 9
Aproxima-se o verão e, como todos os anos, o Algarve é o destino de férias para largos milhares de portugueses, e também estrangeiros. O sol e a praia são, tradicionalmente, a principal razão. Mas a região apresenta cada vez mais alternativas para quem quer algo mais. Nos últimos anos, alguns festivais de música, como o MED, em Loulé, e o F, em Faro, têm ganho protagonismo, juntando-se a outros eventos já clássicos, como o Festival do Marisco, em Olhão, e a FATACIL, em Lagoa.
Também entre as habituais atrações do Algarve no verão, que começa dia 21, estão a Concentração de Motos de Faro (18 a 21 de julho) e o festival de esculturas em areia FIESA, que este ano se chama Sand City e está instalado no sítio dos Lombos, em Lagoa. Há os festivais medievais de Silves (9 a 18 de agosto) e Castro Marim (28 agosto a 1 de setembro). E um pouco por todos os municípios há feiras, concertos e outras atividades organizadas pelas câmaras municipais.
Depois do pôr do sol
Parte da atração do Algarve, no verão, também passa pelos bares e discotecas. Bliss, Soul (onde era o Aguamoments), Lick (antiga Kadoc), Le Club Santa Eulália, Clube Praia Verde e Echo, em Tavira, são apenas alguns dos espaços que concentram mais pessoas. Mas há ainda as festas de ‘sunset’, em diversas praias, ao final do dia, e as zonas de bares de cidades como Albufeira e Lagos, ou na Praia da Rocha, em Portimão.
Um destaque final para o primeiro jogo oficial da época de futebol, entre Benfica e Sporting, que também se vai realizar no calor do verão algarvio, dia 4 de agosto, no Estádio do Algarve, Loulé, e que certamente será motivo para muitos saírem mais cedo da praia.
Discotecas
Destino de figuras públicas
O Bliss ganhou, por direito próprio, um lugar entre os principais espaços noturnos do verão algarvio. Situado à saída de Vilamoura, na estrada para Albufeira, é procurado principalmente por turistas nacionais. Com alguma seleção à porta – atenção à roupa – é o destino, com frequência, de jovens atores e outras figuras públicas quando estão de férias no Algarve. Abre a 19 de julho.
Uma piscina no centro da festa
Com uma enorme piscina, em torno da qual se pode dançar, e uma série de outros espaços, com ambientes variados, o Clube Praia Verde goza ainda de uma localização privilegiada, na falésia sobre o areal que dá nome ao espaço. O ambiente também é, em grande parte, composto por jovens de férias no Algarve. E da mesma forma, há alguma seleção à porta. Abre a 20 de julho.
Para dançar até chegar a madrugada
O Lick herdou, já há alguns anos, o espaço onde durante muito tempo existiu a Kadoc, e de alguma forma também recebeu o estatuto de ser uma das principais discotecas para se dançar até de madrugada. Ao longo do ano funciona apenas pontualmente mas, quando chega o verão, há festas com DJ convidados todas as noites. O início da programação de verão é a 13 de julho.
Espaço belo e com vista para a praia
É, reconhecidamente, uma das casas mais bonitas da noite algarvia, com plantas em diversos espaços, e as varandas com a fantástica vista para a praia de Santa Eulália. O Le Club já conheceu várias fases, mas (quase) sempre esteve ligado à música de dança e às noites que se prolongam até de madrugada. O ambiente divide-se entre turistas e residentes.
DJ e festas com música de dança
A Echo, em Tavira, ocupa mais um espaço que já conheceu várias fases e nomes mas, para a maioria, é conhecido como o local onde foi a Ubi – uma discoteca que marcou a noite de Tavira. A casa aposta principalmente na música de dança, com festas com DJ, e costuma ser procurada principalmente por jovens, sejam turistas nacionais e estrangeiros ou sejam residentes.
Ria formosa como pano de fundo
Situa-se sobre a muralha da Cidade Velha, em Faro, e isso dá ao bar O Castelo uma soberba vista sobre a ria Formosa. Como abre de manhã (10h30), a esplanada pode ser aproveitada para tomar o pequeno-almoço. Mas também serve almoços, lanches e jantares. Depois, pela noite dentro, transforma-se em bar, com música – seja com concertos, seja com DJ.
Para acabar as noites no areal
Situado na Marina, o No Solo Água Portimão tem sido um dos principais clubes noturnos do Algarve nos últimos verões. Com uma enorme esplanada em torno da piscina, o espaço tem a praia mesmo ao lado e, nas noites de festa, muitos vão mesmo para o areal. Também aberto durante o dia, tem o arranque da programação noturna de verão agendado para 29 de junho.
É esplanada de dia e clube à noite
De dia é uma esplanada com uma ótima vista para a marina de Vilamoura e um excelente restaurante. Depois do jantar, transforma-se num espaço noturno que, há anos, está entre os que maior destaque têm no verão algarvio. O Soul Food & Dance, onde existiu o Aguamoments, é um dos clubes de eleição para turistas portugueses ou estrangeiros de férias na região.
Espétaculos
O festival da música do mundo
No Festival MED, a Música do Mundo é rainha nos diversos palcos do evento que, este ano, se realiza entre 27 e 30 de junho, em Loulé. Há artistas de diversos pontos do globo, como os Tubarões, de Cabo Verde, Los de Abajo, do México, e Marcelo D2, do Brasil, e os portugueses Dead Combo, Gisela João, Diabo na Cruz, Camané e Mário Laginha, Cais do Sodré Funk Connection e Júlio Pereira, entre outros.
Marisco para todos e concertos
Olhão é, anualmente, o palco para o mais tradicional e popular festival de marisco que se realiza no verão algarvio. Lingueirão, camarões, amêijoas, sapateiras, entre tantas outras espécies, são confecionadas na hora, para serem comidas enquanto se assiste a concertos. Matias Damásio, HMB, Aurea, Ludmilla, Killer Queen, Paula Fernandes e Resistência são os destaque, na Baixa de Olhão, de 9 a 14 de agosto.
Artistas de renome na FATACIL
Artesanato, turismo, agricultura, comércio e indústria. Tudo isto faz parte da FATACIL, a feira que, este ano, entre 16 e 25 de agosto, se volta a realizar no parque de feiras e exposições de Lagoa. Além dos diversos espaços de comércio, a feira apresenta um cartaz musical com Jorge Palma, Mariza, Xutos & Pontapés, Calema, We Bed Gang, Quim Barreiros, Matias Damásio, Blaya, Richie Campbell e João Pedro Pais.
Verão fecha com festival de música em Faro
Tem como lema ‘o último grande festival do verão’, e se não o for está lá próximo. O F realiza-se entre 5 e 7 de setembro, para coincidir com o dia da cidade de Faro (o último do evento), e tem sido uma aposta da autarquia local, que gradualmente tem melhorado a qualidade dos artistas participantes. Este ano o único nome já anunciado é o do grupo Ornatos Violeta, mas a organização promete continuar a aposta num "cartaz musical lusófono e heterogéneo, com uma oferta complementar cada vez mais diversificada". Além dos concertos, há diversas outras atividades.
Comer
Variedade de paladares
O Vila Vita é talvez mais conhecido pelo restaurante Ocean, que detém duas estrelas Michelin, mas a verdade é que além desse espaço de excelência o resort situado em Porches, Lagoa, tem um total de dez restaurantes, que servem desde tapas a sushi, passando pelos grelhados, todos com uma decoração diferente.
Excelente proposta
Amêijoas, biqueirões com molho de tomate ou gaspacho, mas também pratos de carne de variadas origens (até maminha) fazem parte da lista do restaurante O Bioco, na zona da Barreta, na Baixa de Olhão. Frequentado por pessoas da terra, é uma das melhores propostas numa cidade com muitos e bons restaurantes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.