Tempo quente ainda permite desfrutar de umas horas tranquilas num dos excelentes areais que a costa portuguesa tem para oferecer.
1 / 8
O verão está a despedir-se - no calendário termina segunda-feira, dia 23 -, mas o tempo quente ainda permite, com os devidos cuidados, uma ida à praia. Prepare então a toalha e desfrute de um areal. Há quem prefira as praias de água azul-turquesa, outros optam por aquelas onde é possível apanhar a onda perfeita. Venha daí para um dos últimos mergulhos no mar deste ano.
Para todos os gostos
Nestas páginas vai encontrar um conjunto de sugestões de norte a sul de Portugal, cada uma das praias com características próprias com tudo para proporcionar bons momentos.
Desde aquelas que merecem um destaque internacional pela sua beleza, às outras com particularidades adequadas à prática de desportos como o surf ou o windsurf.
Da praia de Miramar, em Vila Nova de Gaia, até à do Camilo, em Lagos, sem esquecer os areais do Centro, com a de São Pedro de Moel e a do Pedrógão. A costa alentejana também está representada com Porto Covo, bem como a zona da capital, com a praia do Guincho. E sem esquecer essa beleza chamada Portinho da Arrábida.
A beleza da Marinha
A praia da Marinha, no concelho de Lagoa, é uma das mais emblemáticas do Algarve. O Guia Michelin já lhe atribuiu a distinção de uma das 100 praias mais bonitas do Mundo e, este ano, a cadeia de televisão CNN elegeu-a como um das melhores para visitar precisamente neste mês. As arribas rendilhadas dão uma beleza ímpar à Marinha.
Portinho da Arrábida é uma ‘maravilha’
Eleita em 2010 como uma das ‘7 Maravilhas Naturais de Portugal’, o Portinho da Arrábida continua a ser considerado uma das mais belas praias de Portugal. Com a serra da Arrábida como pano de fundo, esta é uma praia que se distingue pelo azul das águas calmas e pelo extenso areal branco. Nesta baía é possível praticar mergulho para observar a diversidade marinha, estando no entanto interdita a caça submarina, pois o fundo do mar é também considerado reserva natural.
Escondida entre falésias
Rodeada por formações rochosas singulares, a praia do Camilo, em Lagos, apresenta águas limpas e transparentes. A sua forma faz lembrar uma concha e para chegar à praia é preciso descer uma escadaria com cerca de 200 degraus. Fica na zona da Ponta da Piedade, que tem algumas das grutas marinhas mais visitadas do Algarve.
Destacada na Europa
A praia de Miramar, em Vila Nova de Gaia, oferece uma grande variedade de esplanadas com vista para o oceano. Foi considerada a 10.ª praia mais bonita da Europa pelo portal ‘European Best Destinations’, destacando-se pela sua beleza natural, pelas condições oferecidas aos banhistas e pela Capela do Senhor da Pedra.
O "mundo azul" de Porto Covo
"Olhando o mundo azul à minha frente", já cantava Rui Veloso sobre o oceano que se estende pelos areais de Porto Covo, no concelho de Sines. Entre falésias escondem-se belas praias, que atraem os viajantes. Um dos locais mais emblemáticos é a ilha do Pessegueiro, ao largo de Porto Covo – um verdadeiro paraíso.
Areal a perder de vista na praia do Pedrógão
É a única praia do concelho de Leiria e tem um areal que se estende por mais de um quilómetro, entre as dunas e os pinhais, sendo conhecida pelo mar de iodo, de espuma fresca e salgada.
A praia do Pedrógão deve o seu nome ao enorme afloramento rochoso que interseta o areal, a sul, e funciona como esporão. Mantém a tradição da pesca por arte xávega, com os pequenos barcos de proa afilada e cores vivas a avançarem pelas ondas, puxados pela força de remos em busca de peixe.
Casario abriga um mar agitado
É a ‘pérola’ do concelho da Marinha Grande e uma das mais pitorescas praias da costa portuguesa. A praia de S. Pedro de Moel está abrigada numa concha de casario com uma estética de rara beleza, para além da qual se situa o Pinhal de Leiria.
Trata-se de uma praia pequena, que a norte é limitada por rochas abruptas e a sul por um pequeno ribeiro. O mar é agitado e dominado por rochas. Quem preferir areais mais extensos, o concelho tem mais três praias para oferecer: praia Velha, Pedras Negras e praia da Vieira, esta mais a norte, de onde se pode observar os pescadores a partir para a faina.
Uma praia rodeada de serra e com água cristalina
A praia do Guincho, em Cascais, dispõe de condições adequadas à prática de surf, kitesurf e windsurf. Também é muito procurada por adeptos dos papagaios de vento. Localizada perto da serra de Sintra, é reconhecida pela sua beleza paisagística e pela água límpida e cristalina que acompanha o seu areal. Esta praia ficou ainda conhecida por figurar num dos filmes de James Bond, ‘Ao Serviço de Sua Majestade’, de 1969.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.