page view

Abdeslam acusado de homicídio em França

Jihadista foi ainda acusado de associação com um grupo terrorista.

27 de abril de 2016 às 18:24

Salah Abdeslam, o único sobrevivente do comando 'jihadista' que perpetrou os atentados de Paris de novembro de 2015, foi esta quarta-feira acusado por um juiz francês de homicídio e de associação com um grupo terrorista, divulgou o seu advogado.

Francês de origem marroquina nascido em Bruxelas há 26 anos, Salah Abdeslam foi hoje entregue às autoridades francesas pelas autoridades da Bélgica.

Segundo o advogado Franck Berton, o suspeito foi acusado igualmente de posse de armas e de explosivos.

Salah Abdeslam foi colocado em prisão preventiva no estabelecimento prisional de Fleury-Mérogis, perto de Paris, e será interrogado pelas autoridades francesas no próximo dia 20 de maio, precisou o advogado.

Os atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris fizeram 130 mortos e várias centenas de feridos.

Terrorista ficará numa ala de isolamento

Durante a primeira comparência no Palácio da Justiça de Paris, Salah Abdeslam assegurou ao juiz da unidade antiterrorista de que irá "falar mais tarde".

"Ele explicou aos juízes que tendo em conta à hora em que foi retirado da prisão [na Bélgica], hoje de manhã, preferia falar mais tarde, mas insistiu de que iria falar", disse o advogado françês de Salah Abdeslam.

O juiz acusou também Abdeslam de sequestro pelos acontecimentos ocorridos na sala de espetáculos Bataclan, onde morreram 90 pessoas nos atentados de 13 de novembro de 2015.

No estabelecimento prisional de Fleury-Mérogis, a maior prisão europeia que fica a cerca de 30 quilómetros de Paris, Abdeslam vai ficar numa ala de isolamento e será vigiado por uma equipa de segurança experiente, segundo afirmou o ministro da Justiça francês, Jean-Jacques Urvoas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8