page view

Abdeslam usou cartão de crédito pré-pago

Terrorista circulou com cartão que dispensa conta bancária.

13 de maio de 2016 às 16:13

Salah Abdeslam, o terrorista detido na Bélgica por envolvimento nos atentados de novembro em Paris usou durante vários meses um cartão de crédito pré-pago, que dispensa a existência de uma conta bancária. No caso, o terrorista usou um cartão do 'BPost', os serviços de correios da Bélgica, que usou para pagar despesas por toda a Europa

A informação foi revelada esta sexta-feira por Phillipe de Koster, responsável pela Célula de Tratamento de Informações Financeiras (CTIF), o organismo belga que combate o branqueamento de capitais. O cartão do BPost permite aos utilizadores fazer compras com um cartão equiparado ao sistema Mastercard, mas que não está associado a qualquer conta bancária. Pode ser carregado ao balcão dos postos de correio e por isso o anonimato do seu portador é garantido.

Phillippe de Koster pede ao governo Belga que ilegalize este tipo de cartões, por considerar que são um instrumento precioso para os terroristas. Esta terça-feira, o conselho de ministros da Bélgica deu luz verde a nova legislação que visa proibir a compra anónima de cartões SIM para telemóveis, outro dos expedientes usados por quem se que manter incógnito. "Esses cartões são o instrumento preferido dos terroristas", disse Phillipe Koster.

Salah Abdeslam está neste momento detido em França, depois de ter sido capturado em Bruxelas, dias antes dos atentados na capital belga.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8