Operação de angariação de alimentos termina este domingo.
1 / 3
Os portugueses doaram mais de mil toneladas de alimentos nos primeiros dois dias da campanha do Banco Alimentar, cuja recolha termina este domingo, disse à Lusa a presidente da instituição Isabel Jonet.
Em declarações à Lusa, ao início da tarde de hoje, Isabel Jonet fez um primeiro balanço desta campanha de três dias que começou na sexta-feira: "Ontem [sábado] até ao final do dia tinham sido doados 1.058 toneladas de alimentos, ou seja, mais de um milhão de quilos de alimentos que os portugueses quiseram partilhar com quem mais precisa através dos Bancos Alimentares".
Recordando que o Banco Alimentar contra a Fome está "em todos os supermercados das 21 zonas" do país onde os bancos estão instalados, a presidente da instituição referiu que vão "continuar a recolher produtos" até ao final do dia de hoje.
A recolha pode ser feita "através de voluntários que doam o seu tempo" para receberem os alimentos doados à saída das caixas ou "através dos vales dos Bancos Alimentares que se estão em "todas as caixas e que as pessoas podem, ao sair, acrescentar às suas compras".
Questionada sobre se estes resultados preliminares são satisfatórios, Isabel Jonet diz que "nunca tem previsões" mas que tem "a certeza de que as campanhas são sempre o melhor que podem ser".
Desta vez, a expectativa era de que fosse "difícil", tendo em conta que "os portugueses foram muito solicitados a contribuir com doações por causa do drama dos incêndios".
Mas, apesar disso, a presidente do Banco Alimentar dá conta de que "os portugueses que vão às compras querem partilhar parte daquilo que compram para sua casa com os mais pobres da sua região e uma vez mais responderam a este convite dos Bancos Alimentares".
E isso "permite ter a certeza de que, neste Natal, há pessoas que vão ter um cabaz de alimentos porque houve outros que se preocuparam", acrescentou.
Para recolher mais de 1.000 toneladas de alimentos em dois dias em todo o país, é preciso mobilizar "grandes operações de logística" e, desta vez, a campanha contou com cerca de 42 mil voluntários, desde os que estão nos supermercados até aos dos armazéns, passando pelos que colaboram na triagem e no transporte.
Sandra Galveias é uma desses mais de 42 mil voluntários e está responsável pela "balança de fundo", fundamental na gestão de 'stocks' ao longo do ano.
"Os produtos são pesados pelos supermercados, entram no Banco Alimentar e depois são todos separados. No final, quando estão separados, vêm aqui para o fundo onde pesamos e arrumamos e é nessa base que depois vamos gerir o produto já separado para dar às instituições", explicou esta voluntária que conta já com 20 anos de Banco Alimentar.
Também Ernesto Bernardino Rebelo estava hoje entre as dezenas de voluntários que se movimentavam nas instalações do Banco Alimentar de Alcântara, em Lisboa.
Antigo bancário e reformado desde 1995, Ernesto vem para o Banco Alimentar "todos os dias" desde que cessou a sua atividade profissional e faz de tudo um pouco.
"A minha função aqui é a de sempre: fazer caixas e aquilo que é necessário. Tenho todos os poderes para fazer qualquer trabalho", contou o voluntário que já tem 22 anos de casa, acrescentado depois que, nestes três dias, foram feitas mais de 30 mil caixas para arrumar os bens angariados em Lisboa.
"Já tenho 44 campanhas, nunca perdi uma", disse Ernesto, reiterando que "não é só nas campanhas" que está a trabalhar no Banco Alimentar.
A recolha e a triagem dos alimentos angariados terminam hoje e na segunda-feira começa a fase seguinte: a da distribuição.
Isabel Jonet explica que "já amanhã [segunda-feira] são distribuídos em primeiro lugar os produtos frescos" - desde "frangos, legumes, frutas e pão" - e que, "a partir de terça-feira, é retomado o ritmo regular de entregas diárias", ou seja, "mais de 105 toneladas de alimentos todos os dias" nos 21 Bancos Alimentares do país.
Na recolha de alimentos feita antes do Natal do ano passado, foram doadas mais de 2.000 toneladas de alimentos e na última campanha, realizada em maio, foram recolhidas mais de 1.800 toneladas.
O balanço feito por Isabel Jonet à Lusa não considera os alimentos que serão doados até ao final do dia de hoje, o último dia desta campanha.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.