Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Rui Moreira apoia candidatura da irmã às europeias na lista do Aliança

Maria João Moreira é a número dois na lista do partido Aliança às eleições europeias de maio.
1 de Abril de 2019 às 17:51
Rui Moreira
Rui Moreira
Rui Moreira
Rui Moreira
Rui Moreira
Rui Moreira
Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, revelou esta segunda-feira à Lusa que apoia a candidatura da irmã, número dois na lista do partido Aliança às eleições europeias de maio, "enquanto cidadão e [eleito] independente".

"Enquanto cidadão e independente sinto-me livre de apoiar a minha irmã [Maria João Moreira] na sua candidatura a eurodeputada", disse, numa resposta escrita enviada à Lusa, Rui Moreira, em 2017 eleito presidente da autarquia portuense para um segundo mandato pelo movimento Rui Moreira: O Meu Partido é o Porto, que entretanto deu origem à associação Porto, O Nosso Movimento.

De acordo com fonte ligada ao autarca, "enquanto presidente da câmara", Rui Moreira "recebeu hoje uma delegação da Aliança, como sempre tem feito com todos os partidos que o pedem".

Maria João Moreira, irmã do presidente da autarquia portuense, integra o segundo lugar da lista do partido criado por Pedro Santana Lopes para as eleições europeias.

Relativamente à receção da delegação do partido de Pedro Santana Lopes, fonte da Câmara do Porto lembrou que Moreira recebeu "recentemente a concelhia do PS, a distrital do CDS e a concelhia e distrital do PSD".

"Também já recebeu o núcleo do PCP e receberá todos os partidos que queiram apresentar cumprimentos", indicou a mesma fonte.

"Faz parte das funções e cortesia do presidente da câmara", acrescentou.

O presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, assumiu a 01 de março que uma "boa vitória" nas europeias será a eleição de três deputados.

Santana falava na inauguração da sede do partido no Porto e apresentação da lista de candidatos as eleições para o Parlamento Europeu, marcadas para 26 de maio.

A lista da Aliança às europeias é liderada por Paulo Sande, que foi assessor do Presidente da República e chefe da delegação do Parlamento Europeu em Portugal, aparecendo em segundo lugar a empresária e irmã do presidente da Câmara do Porto, Maria João Moreira.

O antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes entregou em setembro "mais de 12 mil assinaturas" no Tribunal Constitucional para iniciar o processo de formalização do novo partido Aliança.

Na ocasião, questionado se o atual presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, podia ser o cabeça de lista do partido às eleições europeias, Santana elogiou as suas qualidades, mas disse que esse assunto não foi abordado entre os dois.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)