Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Sócrates diz que PS devia apoiar um candidato nas eleições

Ex-PM afirma que não irá votar em Marcelo Rebelo de Sousa.
15 de Dezembro de 2015 às 22:06
O antigo primeiro-ministro José Sócrates
O antigo primeiro-ministro José Sócrates FOTO: Mário Cruz/Lusa
O ex-primeiro-ministro José Sócrates defendeu esta terça-feira que o PS devia apoiar um candidato nas eleições presidenciais e disse que tenciona manter uma voz na política como cidadão mas sem se envolver de forma ativa.

Em entrevista à TVI, gravada na segunda-feira mas cuja continuação foi divulgada esta terça-feira, José Sócrates disse não saber ainda em quem vai votar no próximo dia 24 de janeiro - deixando apenas a garantia de que não votará em Marcelo Rebelo de Sousa - e fez um apelo aos socialistas, cuja direção decidiu não apoiar nenhum candidato na primeira volta.

"O que eu gostaria é que o PS tomasse uma decisão, ficar fora - em consequência, não digo que essa seja a motivação ou intenção - mas ficar fora estará a favorecer objetivamente Marcelo Rebelo de Sousa", afirmou, reforçando que o PS "não devia ficar ausente" destas presidenciais.

Questionado se tenciona voltar a envolver-se ativamente na vida política, depois de ter dito recentemente que tem os seus direitos políticos intactos, José Sócrates respondeu negativamente, dizendo que pretende apenas continuar a intervir como cidadão, e deixou uma suspeita sobre a motivação do processo judicial em que está envolvido.

"Tenho essa suspeita que quiseram mesmo calar-me, evitar que eu fosse candidato a Presidente da República - isso não me passou [pela cabeça] - para muitos lá terá passado pela cabeça que eu seria um adversário para alguém", afirmou.
José Sócrates TVI entrevista eleições presidenciais PS governo (sistema) partidos e movimentos política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)