“A AGRO é uma marca do país”, reconheceu, esta quinta-feira, o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio.
1 / 4
"A AGRO é uma das principais feiras do setor, a nível nacional, e isso está bem demonstrado pela diversidade de expositores que volta a ultrapassar os níveis de 2019, o que revela o dinamismo do setor", afirmou o autarca de Braga, sublinhando que, "apesar dos muitos desafios", o setor agropecuário "vai confrontando-se com muitos desafios, vai resistindo e cumprindo a sua missão nas nossas comunidades".
A contribuir para a evolução do setor está o recurso às novas tecnologias. "É um setor onde tem existido muita inovação, cada vez mais são usadas as tecnologias como otimização de desempenho da produção e isso acaba por ser algo importante para os profissionais do setor", frisou Ricardo Rio, durante a visita pelos mais de 200 expositores que se espalham por uma área de 25 mil metros quadrados, onde provou diversas iguarias e contactou com visitantes que trouxeram calor humano ao primeiro dia da feira.
Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, mostrou a convicção de que esta pode ser "a melhor AGRO de sempre". "Se o tempo ajudar, vamos conseguir trazer todos os públicos aqui, quer os profissionais, quer o público em geral. Este ano, temos algumas novidades em termos de expositores, de programação e showcookings. Temos muito mais para oferecer ao público em geral", assegurou o responsável.
"Esperamos bater o record de visitantes e ultrapassar as 40 mil visitas. Do ponto de vista programático e de diversidade de expositores, temos uma oferta que vai atrair todos os que aqui se dirigirem", acrescentou o presidente do Município.
A AGRO chega à 55ª edição com os clássicos concursos pecuários e restaurantes de carne com Denominação de Origem Protegida (DOP), que atraem milhares de pessoas, mas também volta a apostar em conferências e seminários que refletem sobre o futuro do setor e, ainda, nos showcookings, com cerca de 30 momentos previstos, orientados por jovens talentos e chefs conceituados.
Entre as novidades, este ano, a feira conta com uma exposição – na zona verde nas traseiras dos restaurantes DOP - de uma máquina única na Península Ibérica, com 35 toneladas. Aos expositores mais tradicionais, desta vez, soma-se o setor das utilidades domésticas e bem-estar, a pensar nas famílias que acorrem em massa à feira. Dos colchões a aparelhos de cozinha, esta é uma nova aposta que diferencia a edição deste ano da feira.
Em relação à área animal, nomeadamente o setor leiteiro, a exposição e concurso da raça Holstein Frísia voltará a ser um dos destaques desta edição. Ao todo, serão mais de 60 vacas em exposição da raça Frísia. Esta edição conta, ainda, com mais oito concursos pecuários com mais de 300 animais em exibição.
Esta quinta-feira, o dia foi preenchido com centenas de crianças do concelho que puderam contactar com o mundo agropecurário e, ainda, ter uma experiência na tenda da Quinta Pedagógica de Braga, que está aberta ao público.
A Direção Regional da Agricultura e Pescas do Norte, a AGROTEC, a Forestis, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Grupo Campicarn e a Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes trouxeram reflexões sobre diferentes temas, desde o "Geosimplex 2.0", "Resíduos Zero-Um selo de Futuro", "Inovação e Serviços de Aconselhamento Técnico aos Produtores Florestais", "Bioeconomia em contexto de PEPAC" e "A produção sustentável de bovinos".
Referência no Norte
Esta é uma das mais importantes feiras de agricultura do Noroeste Peninsular, sendo a mais importante feira de agricultura, pecuária e alimentação do Norte de Portugal. É a única feira portuguesa a integrar a Eurasco – European Federation of Agricultural Exhibitions and Show Organizers. A AGRO faz ainda parte das feiras acreditadas pela UFI – The Global Association of the Exhibition Industry, sendo todos os seus dados estatísticos (entradas, metros alugados, número de expositores) devidamente atestados.
Viajar de comboio e autocarro dá descontos
A AGRO quer assumir-se como uma feira cada vez mais sustentável. Dessa forma, nesta edição, a AGRO vai permitir a entrada gratuita de clientes da CP que apresentem o bilhete ou comprovativo de aquisição (portadores do cartão SIGA), com a data de compra no período de 29 de março a 2 de abril. Por outro lado, quem adquiriu o bilhete para a Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação, terá direito a um bilhete promocional de comboio, no valor de dois euros, ida e volta, válido para viagens nos comboios Urbanos do Porto (linhas de Braga, Marco de Canaveses, Guimarães e Aveiro), nos dias do evento. Haverá, ainda, um desconto de 30% nos comboios InterRegionais e Regionais, válido para viagens até 3 de abril.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.