page view

Proposta do Grupo Lionesa: Menos IRC para Mais Cultura e Mais Valorização dos Salários

10 de outubro de 2025 às 13:14
10 de outubro de 2025 às 13:14

O Grupo Lionesa propõe ao Governo a consideração de uma medida no Orçamento de Estado para 2026: a redução da taxa de IRC para 15% em empresas que cumpram dois critérios essenciais: aumentarem o salário médio e o salário mínimo em 15% e investirem 1% da sua matéria coletável em Cultura. Com esta proposta, o Grupo Lionesa pretende contribuir para a criação de um ciclo virtuoso que promova melhores salários, maior competitividade e um reforço do financiamento da cultura em Portugal.

+ Cultura + Salários + Competitividade

Em 2024, o IRC ultrapassou pela primeira vez os 10 mil milhões de euros, um crescimento superior a 17%.A matéria coletável das empresas atingiu os 50 mil milhões de euros.Se 1% desta matéria coletável fosse direcionada para a Cultura, seriam garantidos 500 milhões de euros adicionais por ano — um valor equivalente ao investimento total do Estado em 2024.Um aumento de 15% no salário mínimo permitiria ultrapassar a marca simbólica dos 1.000 euros mensais.Um aumento de 15% no salário médio no setor privado representaria cerca de 200 euros adicionais por mês para mais de 4 milhões de trabalhadores, o que teria um impacto estimado de 12,5 mil milhões de euros anuais na economia.

“Um investimento que beneficia todos”

Segundo a administração do Grupo Lionesa, “uma redução de 2,5 mil milhões de euros na receita fiscal pode ser amplamente compensada pelo impacto positivo de 500 milhões de euros adicionais para a Cultura e 12,5 mil milhões de euros para as famílias e para a economia. Consideramos que é uma medida justa e equilibrada, que traz benefícios para toda a sociedade.”

Um compromisso com o futuro

Para o Grupo Lionesa, esta proposta representa um compromisso ético e económico: valorizar o trabalho, apoiar uma Cultura dinâmica e contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável. A empresa acredita que ligar a política fiscal à valorização dos trabalhadores e ao investimento cultural é um caminho construtivo para o futuro do país.

Menos IRC = Mais Cultura & Mais Valorização dos Salários

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8