A SAP Product Footprint Management é uma solução que permite às empresas calcular a pegada de carbono dos seus produtos
1 / 2
A SAP SE (NYSE: SAP) anuncia a disponibilização da SAP Product Footprint Management, uma solução que permite às empresas calcular a pegada de carbono dos seus produtos, na respetiva e em toda a cadeia de valor. Considerando o ciclo de vida de um produto, a solução ajuda as empresas a tornarem os seus produtos mais sustentáveis e a prestarem informação, às entidades reguladoras, sobre a sua pegada ambiental.
A SAP Product Footprint Management faz parte de um novo portfólio de aplicações para empresas, desenhadas especificamente para o domínio da sustentabilidade, que proporcionam transparência e capacidade de medição das emissões de carbono, ao longo de toda a cadeia de abastecimento. As empresas utilizadoras desta solução poderão, neste sentido, almejar a redução das suas emissões de carbono e tornar as suas operações mais sustentáveis.
objetivos financeiros", assinala Thomas Saueressig
"Quando as empresas incorporam os dados sobre as emissões nos processos subjacentes ao negócio, a mudança poderá ser verdadeiramente impulsionada, pela tomada de decisões responsáveis em toda a cadeia de valor. É isso que permite potenciar a transição na senda das baixas emissões e, a SAP encontra-se numa posição ímpar para conduzir esta mudança através de redes de negócio colaborativas, inteligentes e sustentáveis".
Ao integrar os dados em todas as soluções que governam os processos de produção com os dados mestres das aplicações de gestão empresarial, como é o caso da solução SAP S/4HANA, a SAP Product Footprint Management pode calcular o impacto ambiental dos vários cenários de produção. Por exemplo, uma empresa produtora de bolachas pode eleger o fornecedor de chocolate, tomando em conta não só o custo da matéria-prima, como também a sua pegada de carbono.
A abordagem da SAP, baseada em dados, permite às empresas incorporarem a sustentabilidade, de forma integral, e obterem informação relativa às medidas de ação em toda a cadeia de valor, permitindo às empresas a transição para processos de negócio de baixo carbono. Através de uma abordagem diferenciadora, a SAP habilita as empresas a identificarem, de forma proactiva, o impacto de carbono logo no início do ciclo de vida do produto, em vez de o identificarem somente após o fabrico do produto. Além disso, a solução SAP Product Footprint Management, não só equipa as empresas com a informação necessária para reduzirem as emissões de carbono ao longo das suas cadeias de valor, como pode possibilitar o intercâmbio de dados com clientes, fornecedores e parceiros de negócio, de forma a aumentar a transparência das emissões de âmbito 1, 2 e 3 de uma empresa.
A SAP Product Footprint Management, uma solução nativa de Cloud baseada na SAP Business Technology Plataform, foi concebida para medir e reportar as emissões de gases com efeito de estufa. As propostas normativas governamentais destinadas a combater os efeitos nocivos das alterações climáticas poderão custar às empresas até 120 mil milhões de dólares. Um estudo recente da IDC revelou que a ligação entre as indicações financeiras e ambientais no relatório financeiro, bem como a redução das emissões de carbono, são temas prioritários para os decisores de TI*.
Compromisso da SAP para a Sustentabilidade
A SAP é um exemplo em práticas empresariais de sustentabilidade há mais de uma década. Além de ter sido nomeada líder da indústria de software no Índice de Sustentabilidade do Dow Jones (DJSI) durante 14 anos consecutivos, a adesão da SAP ao Value Balancing Alliance e ao Relatório Integrado ilustra o compromisso da empresa para integrar o desempenho económico, ambiental e social na tomada de decisões de negócio.
Visite o SAP News Center. Siga a SAP no Twitter em @SAPNews
*IDC, The Increasing Importance of ESG Principles for Enterprises, Doc # EUR147475621, fevereiro de 2021.
Sobre a SAP
A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar como uma empresa inteligente. Enquanto líder no mercado de software e aplicações para empresas, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e setor de atividade, a funcionarem com o máximo de eficiência: 77% da receita das transações mundiais passa por um sistema da SAP. As nossas tecnologias de machine learningInternet das Coisas (IoT) e de analítica avançada tornam as organizações dos nossos clientes em "empresas inteligentes". Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do respetivo negócio, para além de fomentar a colaboração e contribuir para ganhos significativos de competitividade. Simplificando a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do nosso software como pretendido e sem qualquer interrupção. O conjunto integral das aplicações e dos serviços da SAP permite que empresas e organizações públicas de mais de 25 setores de atividade se adaptem continuamente, operem com rentabilidade e se diferenciem no mercado. Sustentada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda a melhorar o funcionamento do mundo e a vida das pessoas. Para obter mais informações, visite www.sap.com
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.