Portuguesas brilham em musicais londrinos
Lara Martins e Sofia Escobar em ‘O Fantasma da Ópera’.
Lara Martins, de 37 anos, e Sofia Escobar, de 31 anos, trocaram Portugal por Londres pouco depois de alcançarem a maioridade. Deixaram para trás a família e os amigos para correrem atrás do sonho de construir uma carreira musical. O sonho tornou-se realidade. Conseguiram papéis em musicais de renome, como O Fantasma da Ópera e West Side Story, espectáculos que já lhes garantiram entre dois a quatro mil euros por semana.
Lara Martins nasceu em Coimbra. Aos 21 anos deixou o curso de Direito para trás e foi para Londres estudar música. O bom desempenho levou-a a saltar um dos quatro anos do curso e a voar rapidamente para palcos em Marselha e Barcelona. A qualidade como cantora lírica valeu-lhe um convite da companhia de O Fantasma da Ópera para audições. O processo foi longo, mas não podia ter corrido melhor. Há três anos que a atriz dá vida a Carlota, a cantora de ópera do famoso musical. Já fez o mesmo espectáculo milhares de vezes e não se farta.
"Temos de fazer uma procura constante para renovar aquele personagem. Depois há sempre o facto de O Fantasma da Ópera ser um espectáculo que tem a casa cheia todos os dias, também temos a energia do público que nos ajuda", explica Lara Martins ao Correio da Manhã.
Antes de rumar a Londres, Lara estudou no Conservatório Nacional de Lisboa. A instituição deu-lhe bases essenciais para o sucesso profissional e o estado degradado em que se encontra não a deixa indiferente.
"É uma situação inacreditável, temos músicos com um talento fantástico que são completamente desprezados pelos nossos governantes. É uma pena as pessoas terem de sair do País para terem uma educação, é quase inconcebível", sublinha a Carlota do romance de Gaston Leroux.
Sofia Escobar considerada a Melhor Atriz de Teatro Musical em Inglaterra
Antes de Lara Martins, foi a vez da vimaranense Sofia Escobar brilhar no palco do Teatro de Sua Majestade. Interpretou Christine, a protagonista de O Fantasma da Ópera, e entrou no elenco de West Side Story, onde teve outro papel de grande destaque como Maria.
Estes desempenhos valeram-lhe o prémio de Melhor Atriz de Teatro Musical em Inglaterra. Uma distinção que não podia tê-la deixado mais surpreendida, pois "estava a competir com pessoas já com uma carreira extensa".
Atualmente já deixou Londres e tem feito trabalhos pontuais em Portugal e Madrid, cidade onde vive. Em breve quer editar um CD. "Sinto que a minha voz está numa fase muito boa para gravar", acrescenta Sofia Escobar ao CM.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt