Lucibela canta à capela para o CM a música 'Dona Ana'

Cantora começou a sua carreira aos 18 anos na Ilha de São Vicente.

22 de março de 2019 às 15:27
Partilhar

Lucibela é cantora de música tradicional de Cabo Verde. O seu forte são mornas e coladeiras. O seu primeiro álbum saiu em fevereiro de 2018.  Desse disco destaca Dona Ana, uma morna de Manuel d'Novas, um tema muito especial para a artista . "A morna fala de uma mãe que trabalha dia e noite para que nada falte aos seus filhos. Que quando morrer não vai ter pecados. O que tinha a pagar já pagou aqui na terra para conseguir sustentar os seus filhos. Uma mulher trabalhadora que representa muitas cabo-verdianas."

No Mindelo, Ilha de São Vicente, foi onde aos 18 anos Lucibela começou a carreira. Partiu para outras Ilhas, Boavista, Sal, Santiago. Depois de dez anos a cantar em bares, restaurantes e hotéis veio para Portugal. Esteve no Bleza todas as semanas durante um ano. Nas ruas de Lisboa encontrou alguns cabo-verdianos que tinham um grupo chamado Raiz, ao qual se juntou. Todas as tardes cantava com eles na rua onde eram muito apreciados pelos turistas.

Pub

Tem feito vários concertos, principalmente em França. Alguns tributos a Cesária Évora. "Este ano já estive na Autrália, França, Suiça, tenho concertos todos os meses. Vou ter uma tournée em Agosto e Setembro pela América Latina e Canadá. As coisas estão a correr bem,  Acho que não podia querer melhor."

A artista conta ainda com 5 nomeações no Cabo Verde Music Awards deste ano, nas categorias de melhor morna, interprete feminina, coladeira, artista revelação e álbum do ano.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar