Academia Europeia de Cinema revela hoje prémios anuais em Berlim e há um filme de realizadora portuguesa nomeado
"On Falling", primeira longa-metragem de Laura Carreira, está indicado para o "Prémio Descoberta".
A Academia Europeia de Cinema atribui este sábado os prémios anuais para o cinema europeu, numa cerimónia em Berlim, e entre os nomeados está o filme "On Falling", da realizadora portuguesa Laura Carreira.
"On Falling", primeira longa-metragem de Laura Carreira, está indicado para o "Prémio Descoberta", atribuído por aquela academia juntamente com a Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI).
O filme teve produção luso-britânica pela BRO Cinema e pela Sixteen Films e explora questões sobre precariedade laboral e solidão, a partir da história de Aurora, uma jovem portuguesa emigrada na Escócia.
Laura Carreira, que vive e trabalha há mais de uma década no Reino Unido e é autora das curtas-metragens "Red Hill" (2018) e "The Shift" (2020), já foi duplamente distinguida nos prémios BAFTA da Escócia -- de Argumento e Filme de Ficção -- com "On Falling".
Em 2024, Laura Carreira venceu ainda um prémio de realização no festival de San Sebastián (Espanha) e o filme foi distinguido no Festival de Cinema de Londres com o Prémio de Primeira Longa-Metragem.
A atriz Joana Santos, protagonista da obra, foi distinguida no Festival Internacional de Cinema de Salónica, na Grécia.
Dos nomeados para os prémios da Academia Europeia de Cinema, destaque ainda para "Tardes de Solidão", do realizador espanhol Albert Serra, coproduzido pela portuguesa Rosa Filmes e indicado para "Filme Europeu" e "Documentário Europeu".
"Sirat", do espanhol Oliver Laxe, e "Valor Sentimental", do norueguês Joachim Trier, estão entre os filmes mais nomeados.
Para o prémio de "Realizador Europeu" estão indicados o grego Yorgos Lanthimos, o espanhol Oliver Laxe, a alemã Mascha Schilinski, o norueguês Joachim Trier e o iraniano Jafar Panahi.
Este ano, a Academia Europeia de Cinema atribuiu um prémio de carreira à atriz e realizadora norueguesa Liv Ullmann e outro de reconhecimento à realizadora italiana Alice Rohrwacher.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt