Bardem confundido com terrorista
A situação até tem o seu quê de cómico, mas na altura Javier Bardem não achou graça nenhuma: o actor espanhol foi barrado domingo no aeroporto de Tegel, em Berlim, quando abandonava o Festival de Cinema daquela cidade, por dois polícias que o tomaram por possível terrorista.
Os agentes, que têm ordens para vasculhar as malas de quem parecer suspeito, não devem ser frequentadores assíduos das salas de cinema, pois não reconheceram um intérprete que já esteve candidato a Óscar de Melhor Actor (foi o único espanhol a conseguir tal feito até hoje) e revistaram o actor dos pés à cabeça. Mais: a sua bagagem de mão foi ‘scanada’ com todo o pormenor.
Bardem, que reagiu sempre com cordialidade às instruções dos agentes, pediu então para sair e fumar um cigarro: “Enquanto esperávamos perguntei aos polícias se podia sair para fumar um cigarro na rua e eles disseram-me que de maneira nenhuma”, revelou o actor ao site noticine.com.
É que entretanto os polícias tinham detectado um objecto suspeito na sua mala, objecto esse que se revelou ser... um iPod. Bardem é uma apaixonado por música e até dá uns toques em instrumentos de percussão. Quando Emir Kusturica passou por Madrid, Bardem foi visto a tentar acompanhar o mestre.
Quando, finalmente, os dois polícias perceberam do que realmente se tratava – de um inofensivo aparelho de música – e perceberam com quem estavam a falar, desfizeram-se em desculpas. A companhia Iberia não sabia como recompensar Bardem “pela inconveniência” e, sem mais, ofereceu-lhe bilhetes de regresso a casa em primeira classe.
COM WOODY ALLEN
A história é tão mais irónica quanto Javier Bardem é conhecido pelas suas posições pacifistas – foi uma das primeiras figuras públicas a protestar contra a participação espanhola na Guerra do Iraque e levou ao Festival de Berlim o filme ‘Invisíveis’, que produziu e que tem uma temática solidária. Apesar de tudo, Bardem garante que não vai apresentar queixa e que agora tudo o que quer é esquecer rapidamente o sucedido.
Entretanto, a sua carreira vai de vento em popa e acaba de ser confirmada a notícia de que o actor vai contracenar com a sua conterrânea Penélope Cruz num filme dirigido por Woody Allen. Ele, que assumidamente tem problemas com o inglês, recebe cada vez mais convites para trabalhar em Hollywood. No ano passado rodou ‘No Country for Old Men’, dos irmãos Cohen, com Tommy Lee Jones, ‘Amor em Tempo de Cólera’, de Mike Newell, e ‘Guerrilha’, de Steven Soderbergh, ao lado das vedetas Benicio del Toro e Julia Ormond.
Nascido a 1 de Março de 1969, no seio de uma família de actores, Javier Bardem estreou-se no cinema com seis anos no filme ‘El Pícaro’. Durante a adolescência entrou em várias séries de TV. No cinema destacou-se em ‘Antes que Anoiteça’, que lhe valeu a nomeação para o Óscar, em 2001.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt