Campo Pequeno no centenário do grupo de forcados de Santarém
Extraordinária noite de toiros com o grupo de forcados a sair pela porta grande.
A corrida da última quinta-feira foi um espectáculo de muitas emoções, pois, era comemorativa do Centenário do prestigiado Grupo de Forcados Amadores de Santarém que, cumprirá 100 anos no dia 8 de Agosto estreando-se no ano de 1915, na praça de Almeirim. O cartaz de Lisboa, muito bem montado, incluiu o categorizado rojoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza e os cavaleiros João Moura Filho e João Ribeiro Telles jovens figuras que prestigiam as suas dinastias, para a lide de toiros de David Ribeiro Telles que, naturalmente foram pegados pelos forcados do grupo centenário.
O espectáculo resultou soberbo! Sob a direcção de Manuel Gama, assessorado pela veterinária Francisca Claudino, cavaleiros, forcados e ganadaria proporcionaram uma grande corrida de toiros que agradou à multidão que esgotou a primeira praça do país. Pablo Hermoso de Mendoza esteve ao seu nível e nas duas lides mostrou porque é na realidade uma Figura mundial da Tauromaquia. Preparações de categoria, ferragem bem colocada e ladeios espectaculares, tudo executado de forma harmoniosa. João Moura Filho está um cavaleiro de enorme dimensão. As suas lides foram muito boas com relevo para a do 5º. da noite, após uma brega de categoria, deixou ferros rematados com ladeios muito justos que originaram enormes ovações. Também o jovem João Telles actuou de forma superior, principalmente no toiro que encerrou a corrida, um grande toiro que merecia chamada do ganadeiro à praça. Parou o primeiro de forma espectacular e cravou boa ferragem, mas não se deixa de realçar a lide do 6º. toiro, preparando bem os ferros, cravando no sítio e rematando as sortes.
Três agradáveis lides que mantiveram o interesse e o constante aplauso do público. Mas a noite era do Grupo de Forcados de Santarém e os rapazes da jaqueta aos quais lhe foi entregue as Insígnias da Ordem do Mérito, atribuída pela Presidência da República, acto presidido pelo Professor Valente de Oliveira, que no inicio da corrida entregou na arena a comenda em nome do Presidente da República ao cabo do grupo Diogo Sepúlveda.
As pegas estiveram a cargo de Diogo Sepúlveda, João Grave, à 2ª., Luís Sepúlveda, bem ajudado por Nelson Ramalho, Lourenço Ribeiro, António Goes, extraordinária pega premiada com três voltas à arena e João Brito. O público saiu satisfeito, os forcados saíram pela Porta Grande sob fortes ovações e o comportamento do curro de toiros de David Ribeiro Telles, proporcionou uma grande noite de toiros. No ínicio foi guardado um minuto de silêncio por Luís Gameiro, valoroso forcado de Santarém, recentemente falecido e, ao intervalo, foi descerrada na parede do átrio principal da praça uma placa alusiva ao centenário do Grupo de Forcados de Santarém.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt