page view

“Bom espectáculo e casa cheia”

Um cartel apelativo, com dois cavaleiros da "classe especial" e um jovem que se afirma

05 de junho de 2015 às 17:50

Um cartel apelativo, com dois cavaleiros da "classe especial" e um jovem que se afirma, dois grupos de forcados de prestigio, e uma ganadaria em alta  quase esgotaram a lotação do Campo Pequeno na passada quinta feira. Para o bom nível que a corrida atingiu contribuíram, em partes iguais, a boa prestação (no geral) dos toiros de Herdeiros de Varela Crujo, justos de força e presença, com destaque para quinto e sexto, típicos do encaste Parladé, a inspiração, saber e arte dos cavaleiros em praça, (cada qual aos eu estilo e maneira), a garra com que ambos dos grupos de forcados aproveitaram as prontas investidas da maioria dos toiros, e até o calor dos aplausos de um publico animado que incluía a  presença do chamado "jet set"!

João Moura abriu praça com um oponente que se mostrou irregular na investida, esteve muito bem no modo como resolveu e conduziu a lide na escolha dos terrenos e no jeito toureiro com que a fechou. O quarto foi para tábuas e o cavaleiro de Monforte teve que usar de sítio e saber para estar ao seu nível numa serie de ferros a sesgo depois de citar em curto, reunir com verdade e sair das sortes com brilho e sabor toureiro.

Pablo Hermoso é um equitador com escola, um toureiro com seriedade e um artista a cavalo. Iniciou a sua actuação com um toiro que exigia entrega e saber para o levar toureado e deu lhe uma lide a que não faltou toreria e toque pessoal. No quinto, que vinha bem, parou-o com ajuda da sua excelente montada, e levou-o toureado para uma série de ferros com emoção e verdade cravados com arte e rematados com excelentes adornos.

Marcos Bastinhas andou um tanto perdido com o terceiro, que se meteu nas tabuas e só à força de vontade  e "ajuda" do seu peão de confiança conseguiu cravar a ferragem da ordem terminando bem. No que fechou a corrida, que vinha pronto e de todos os terrenos, o seu labor subiu de tom com os ferros compridos de saída e alguns ferros curtos que "salvaram" a actuação.

A franca e pronta investida da maioria dos toiros na hora dos forcados facilitou e permitiu luzimento aos dois grupos em praça com pegas de Nuno Inácio à 1ª, José Henrique, à 2ª e Franciso Baltazar, espectacular, pelo Aposento da Moita e Ricardo Almeida, Alexandre Silva e Antonio Cary, todas à 1ª e uma grande "ajuda" nesta ultima.

Dirigiu com rigor e ritmo Agostinho Borges, acolitado pelo Dr. Moreira da Silva

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8