Falando de encastes

Lá estarão os melhores ginetes de Portugal no Campo Pequeno.

25 de fevereiro de 2015 às 15:40
campo pequeno, corrida, touros, correio da manhã Foto: João Miguel Rodrigues
Partilhar

Já viu corridas de touros no Campo Pequeno?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Já viu corridas de touros no Campo Pequeno?

Pela voz do seu diretor de atividades tauromáquicas, Rui Bento Vasques, a empresa do Campo Pequeno acaba de anunciar quais as ganadarias, toureiros e forcados que irão compor os cartéis (para já, obviamente, bem rematados) que irão estar presentes na nossa primeira praça durante a temporada 2015.

Pub

Como seria de esperar, tendo até em vista o tipo de espetáculos que hoje predomina em arenas nacionais, lá estarão os melhores ginetes de Portugal (de entre os mais veteranos e também os mais jovens), as duas mais brilhantes estrelas do rejoneo, dois consagrados matadores espanhóis e um francês (para dar nota positiva às corridas mistas), grupos de forcados de inegável prestígio e ganadarias de comprovada valia e de cunho maioritariamente tourista, como o próprio anunciou.

Foi exatamente esta tecla que me levou a debitar estas linhas, depois de uma prévia análise dos nomes das ganadarias anunciadas e de confirmar as características dos respetivos encastes a partir das fontes de informação de que disponho. Por mera curiosidade pessoal e também porque (estarei enganado?) penso que essa qualificação, inegavelmente válida para o aficionado mais entendido, dificilmente chegará, no essencial, ao espectador comum do Campo Pequeno (e afinal de muitas outras praças de Portugal e não só) que não dispõe dessa formação e informação. E sem pretensão de dar nota de sabedoria pessoal (até porque esse conhecimento se colhe dos contactos e dos livros), acabei por concluir que da lista apresentada há predominância do encaste Parladé (Pinto Barreiros, Luís Rocha, Ribeiro Telles, Grave, Varela Crujo), que melhor serve o toureio a cavalo, pelo seu tipo morfológico e modo de investida, enquanto que as excepções (Atanazio e Santa Coloma-Castro e Vinhas) serão de facto as mais touristas, ficando para o toureio a pé os da linha Domecq (Falé Filipe e outra a designar).

Pub

Como nisto dos toiros há muita semelhança com a qualidade dos melões, que só se conhece depois de os abrir, que me desculpem os aficionados mais entendidos, e os outros, se me enganei, esqueci algum nome ou falhei no meu propósito.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar