Festival Eurovisão da Canção com novas regras

Medidas para impedir as polémicas dos últimos dois anos com as canções apresentadas por Israel.

22 de novembro de 2025 às 01:30
Eurovisão tem lugar em Turim Foto: Getty Images
Partilhar

A União Europeia de Radiodifusão (UER) anunciou uma profunda reforma no sistema de votação do Festival Eurovisão da Canção, que entrará em vigor já a partir de 2026. A decisão responde à pressão de várias emissoras nacionais e aos apelos por mais transparência após as polémicas da última edição festival envolvendo as pontuações do televoto dirigidas à canção de Israel.

As alterações incluem a limitação da promoção dos artistas por terceiros, “incluindo governos”, a redução do número de votos máximos de 20 para 10, assim como a melhoria da segurança do televoto, de forma a “detetar e bloquear votação fraudulenta ou coordenada”, de acordo com o diretor do certame europeu, Martin Green.

Pub

Os júris nacionais também voltam a ter uma palavra nas semifinais, algo que tinha desaparecido em 2023, ano em que foi dada primazia ao televoto no que diz respeito à participação local. A medida visa reforçar a credibilidade do voto técnico.

As novas regras vão no sentido de “assegurar que o concurso se mantém como uma celebração da música e da unidade” e, para isso, “ deve manter-se como um espaço neutro e não pode ser instrumentalizado”, acrescenta Green.

As alterações visam responder à polémica dos últimos dois concursos, nomeadamente o número elevado de votos do público para Israel (2.º lugar em 2024 e 1.º em 2025), em contraste com a votação do júri (12.º em 2024 e 15.º em 2025). A próxima edição do certame realiza-se em Viena (Aústria), de 12 a 16 de maio.

Pub


Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar