page view

RTP avança com Festival da Canção apesar da polémica com a participação de Israel na Eurovisão

Cinco países já garantiram boicote se Israel não for excluída da competição. Decisão final deve ser tomada em dezembro.

13 de novembro de 2025 às 01:30

Numa altura em que o Festival Eurovisão da Canção continua envolto em polémica com vários países a prometerem boicote para a próxima edição por causa da participação de Israel, Portugal acaba de anunciar a edição do Festival RTP da Canção para o próximo ano (é dele que sai o representante português para a final europeia). Atualmente são cinco os países que ameaçam não participar no evento que já está agendado para decorrer entre os dias 12 e 16 de maio do próximo ano, em Viena, na Áustria. 

Irlanda, Países Baixos, Eslovénia, Islândia e Espanha garantem excluir a sua participação na Eurovisão se Israel for autorizado a participar, isto depois das ações que o governo daquele país tem tomado sobre a Faixa de Gaza. A expectativa é que a organização tome uma medida igual à que tomou em 2022, quando excluiu a Rússia do festival por causa da invasão à Ucrânia.

Espanha foi mesmo o último dos países a juntar-se ao coro de protesto contra os organizadores da Eurovisão, sendo que a decisão foi tomada a 16 de setembro na sequência da votação por "maioria absoluta" (10 votos a favor e quatro abstenções) levada a cabo no Conselho de Administração da RTVE. A ameaça de Espanha é tanto mais relevante se se tiver em conta que o país faz parte dos 'Big Five', ou seja é um dos países que contribui com mais verbas para a União Europeia de Radiodifusão (UER). 

Entretanto, este organismo já anunciou que vai tomar uma decisão no próximo mês de Dezembro, num encontro que reunirá os 68 países envolvidos no evento. A verdade é que se mais de 50% dos membros da UER votarem contra a participação de Israel, o país será mesmo excluído da competição (recorde-se que, na edição deste ano, Israel ficou em segundo lugar, tendo sido o país mais votado pelo público).

Entretanto, foi anunciado que Festival RTP da Canção de 2026 contará com 16 autores, cada um responsável por uma canção original e inédita. Dos 16 autores, 8 aceitaram os convites feitos diretamente pela RTP; 6 foram selecionados através do processo de livre submissão de canções, avaliadas por um júri criado para o efeito; 1 autor foi escolhido pelo público através da “Prova de Acesso”; e 1 autor foi convidado pelos vencedores da anterior edição do Festival da Canção, a banda NAPA. A Prova de Acesso, que colocou a votação online 5 estudantes de escolas de música, e a escolha direta do vencedor do ano anterior são novidades introduzidas na edição de 2026.

Os autores convidados pela RTP são André Amaro, Bandidos do Cante, Bateu Matou, Cristina Branco, Djodje, EVAYA, Inês Sousa e Marquise. Juntam-se os autores selecionados através da Livre Submissão de Canções: AGRIDOCE, Francisco Fontes, Gonçalo Gomes, Jacaréu, Rita Dias e Sandrino. O autor escolhido pelo público através da “Prova de Acesso” foi Dinis Mota e a escolha dos NAPA foi sobre a banda Nunca Mates o Mandarim.

As semifinais da 60.ª edição acontecem a 21 e 28 de fevereiro e a Grande Final terá lugar a 7 de março de 2026, todas transmitidas em direto na RTP 1, RTP Internacional e RTP Play.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8