Figuras reais marcam cinema luso em 2019
‘Terra Franca’, de Leonor Teles, sobre o quotidiano de um pescador, chega esta quinta-feira às salas.
São mais de uma dezena os filmes portugueses anunciados para este ano, com o primeiro a estrear já esta quinta-feira nas salas.
Trata-se de ‘Terra Franca’, documentário de Leonor Teles, que acompanha o dia a dia de Albertino, pescador em Vila Franca de Xira, e levou quase dois anos a ser filmado.
Na mesma categoria, mas sem data de exibição, ‘Debaixo do Céu’, de Nicholas Oulman, relata histórias de judeus que passaram por Portugal durante a II Guerra Mundial.
Dia 17 chega a comédia ‘Tiro & Queda’, de Ramón de los Santos, com Eduardo Madeira e Manuel Marques. Segue-se ‘Portugal não Está à Venda 2’ (21 de fevereiro), de André Badalo, com Pedro Teixeira, Rita Pereira e Ana Zanatti.
A 7 de março chega ‘Snu’, filme de Patrícia Sequeira sobre a relação entre a editora Snu Abecassis (Inês Castel-Branco) e o político Francisco Sá Carneiro (Pedro Almendra).
Depois, a 14, estreia ‘Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos’, de João Salaviza e Renée Nader Messora, sobre um adolescente indígena Krahô. Ainda em março, ‘Gabriel’, de Nuno Bernardo, conta a história de um jovem pugilista cabo-verdiano.
‘Diamantino’, de Gabriel Abrantes, distinguido em Cannes; ‘Hotel Império’ (18 de abril), de Ivo M. Ferreira; ‘Quero-te Tanto’ e ‘Golpe de Sol’, ambos de Vicente Alves do Ó; ‘A Portuguesa’, de Rita Azevedo Gomes, e ‘Variações’, de João Maia, sobre o cantor que morreu em junho de 1984, são outros filmes que chegam ao grande ecrã em 2019.
Em fase de pós-produção estão, também, ‘O Ano da Morte de Ricardo Reis’, de João Botelho; ‘A Herdade’, de Tiago Guedes, e ‘Vitalina Varela’, de Pedro Costa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt