‘Gatos não têm vertigens’ vencem Sophia
Eunice Muñoz e Luís Miguel Cintra recebem prémio de Carreira.
A noite de entrega dos Prémios Sophia ficou marcada pelo duelo entre Os Gatos Não Têm Vertigens e Os Maias. O primeiro conquistou oito galardões, com especial destaque para o de Melhor Filme. A isto somou: Melhor Ator (João Jesus), Melhor Atriz (Maria do Céu Guerra), Melhor Realizador (António-Pedro Vasconcelos) Melhor Argumento Original (Tiago Santos), Melhor Música (Clandestinos do Amor, de Ana Moura), Som e Banda Sonora.
Já Os Maias, de João Botelho, venceu os galardões de Melhor Atriz e Ator Secundários (Maria João Pinho e João Perry). A isto juntaram-se cinco vitórias em categorias técnicas: Guarda-Roupa; Direção Artística; Caracterização/Efeitos Especiais; Maquilhagem e Cabelos; Direção de Fotografia.
A emoção também esteve presente. Primeiro, na homenagem a Manoel de Oliveira. O realizador, que morreu ontem aos 106 anos (ver págs. 23 a 27), era membro honorário da Academia Portuguesa de Cinema, que em 2013 lhe concedeu o Prémio Mérito e Excelência. Depois, veio a atribuição dos prémios Carreira a Eunice Muñoz e a Luís Miguel Cintra.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt