'Hamnet' chega às salas para nos arrebatar

Já consagrado nos Globos de Ouro como o melhor filme dramático do ano, está nomeado para oito Óscares. Estreia nesta quinta-feira.

04 de fevereiro de 2026 às 01:30
'Hamnet' estreia nesta quinta-feira, 5 de fevereiro Foto: Direitos Reservados
'Hamnet' baseia-se no romance homónimo de Maggie O'Farrell Foto: Direitos Reservados
'Hamnet' está candidato a oito Óscares. Na foto, Noah Jupe Foto: Direitos Reservados
Paul Mescal numa cena de 'Hamnet' Foto: Direitos Reservados
Jacobi Jupe numa cena de 'Hamnet' Foto: Direitos Reservados
Jacobi Jupe e Paul Mescal em 'Hamnet' Foto: Direitos Reservados
Jessie Buckley em 'Hamnet', que lhe valeu o Globo de Ouro para Melhor Atriz Foto: Direitos Reservados
Paul Mescal em 'Hamnet' Foto: Direitos Reservados
Emily Watson em 'Hamnet' Foto: Direitos Reservados
Os três filhos de Agnes e William Shakespeare Foto: Direitos Reservados
Jessie Buckley e Paul Mescal em 'Hamnet' Foto: Direitos Reservados
'Hamnet' centra-se na vida familiar de Shakespeare Foto: Direitos Reservados
Jessie Buckley e Paul Mescal em 'Hamnet' Foto: Direitos Reservados
Joe Alwyn em 'Hamnet' Foto: Direitos Reservados

1/14

Partilhar

Está nomeado para oito óscares e tem acumulado prémio atrás de prémio – entre eles os prestigiados Globos de Ouro, que distinguiram a atriz Jessie Buckley e elevaram ‘Hamnet’ à categoria de Melhor Filme Dramático do Ano. Não é à toa. De uma beleza plástica estonteante (a direção de arte também concorre ao Óscar), o filme de Chloé Zhao surpreende pela forma inusitada como pega numa figura que todos julgamos conhecer, William Shakespeare, e recria o que poderia ter sido a sua vida conjugal.

Tratado inúmeras vezes no cinema, o bardo isabelino vê-se aqui secundarizado à figura da mulher, Agnes (uma Jessie Buckley mais do que perfeita), amante da natureza, conhecedora das artes da cura pelas ervas, com a capacidade de ler as pessoas. Aos dados biográficos conhecidos – o casal teve três filhos e perdeu o único rapaz, Hamnet, aos 11 anos –, o argumento (de Chloé Zhao e Maggie O’Farrell, autora do romance em que o filme se baseia), junta alguma especulação. Terá a morte do filho inspirado a Shakespeare a sua mais famosa tragédia, ‘Hamlet’? O filme termina, em apoteose, com a representação da peça e nunca o texto fez tanto sentido. Ou foi tão comovente. No elenco, brilham também Paul Mescal (Shakespeare) e Emily Watson.

Pub

OUTRAS ESTREIAS

‘Os estranhos: capítulo 3’

Saga de terror de sucesso, grupo de mascarados volta a atacar indiscriminadamente vítimas indefesas.

Pub

‘Louca-mente’

Êxito de bilheteira italiano, comédia romântica mostra como dois adultos teimam, apesar dos traumas do passado, em reencontrar o amor.

‘Shelter - Sem limites’

Pub

Filme de ação que serve de veículo para o talento de Jason Statham para a pancadaria. Um contra todos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar