Jantar à Eça servido na Cinemateca
'Intermedialidades' cruza o cinema e a literatura com ementa da 'responsabilidade do autor de 'A Cidade e as Serras'.
A Associação Portuguesa de Escritores (APE), em parceria com a Cinemateca Portuguesa, apresenta este mês o ciclo 'Literatura e Cinema – Intermedialidades', que arranca no próximo dia 5, pelas 18h00, com a exibição do filme 'O Primo Basílio' e a realização de um cine-jantar (20h30), com uma ementa queirosiana, onde se evoca a ceia em Tormes descrita em 'A Cidade e as Serras'.
Assim, depois da exibição da adaptação cinematográfica da obra homónima de Eça assinada pelo cineasta de António Lopes Ribeiro, na sala Luís de Pina, segue-se a desgutação do mais famoso repasto da literatura portuguesa (Gratinado de Cogumelos Canja de Galinha à Jacinto, Arroz Malandrinho de favas, Frango Alourado à moda de Tormes e Leite Creme Queimado), servido no restaurante da cinemateca. A iniciativa temrina com um debate em torno da vida e da obra de Eça de Queiroz, conduzido pelo embaixador António Monteiro e o gastrónomo VIrgilio Nogueiro Gomes. O actor Rui Mendes irá proporcionar um momento de leitura encenada.
"A ideia é estabelecer uma interacção entre as duas artes: Literatura e o Cinema, mostrando como elas se podem cruzar e se completar, gerando novas formas de expressão", começou por explicar Luís Machado, escritor e membro da direção da APE, fazendo questão de sublinhar que neste ciclo "a escolha recaiu em "dois dos mais importantes escritoresda língua portuguesa: Camilo Castelo Branco ( por ocasião das comemorações do bicentenário do seu nascimento) e Eça de Queiroz (pelos 125 anos da sua morte)".
A parceria com a CInemateca, iniciada em 2019, promete dar outros frutos. "Seria bom se pudéssemos dar continuidade a este projecto cultural. No próximo ano assinalam-se algumas efemérides de Escritores julgo que é um bom pretexto para dar continuidade a este ciclo. Quanto à periodicidade não sei mas talvez duas novas edições anuais", sublinhou.
Para inscrições os interessados deverão contactar a Associação Portuguesa de Escritores.
O ciclo prossegue no dia 22, às 17h30, com a exibição do filme 'O Dia do Desespero', de Manoel de Oliveira. A sessão, apresentada por José Manuel Mendes, terá lugar na Biblioteca Palácio Galveias. A obra de Oliveira evoca os últimos dias de Camilo Castelo Branco e a cegueira que o levou ao suicídio.
            
        
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
